Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
Há um mês, o comboio de ações de prevenção e de fiscalização “Da Vida, Pela Vida” dava início às abordagens, dentro do processo de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus em Juiz de Fora. Neste período já foram realizadas 30 visitas e passagens das equipes por diferentes regiões da cidade. O trabalho confere o cumprimento das determinações estabelecidas nos decretos municipais e orienta a população para o comportamento seguro diante do momento de urgência em saúde. Nesta quinta-feira, 18, a operação aconteceu na feira livre do Bairro Manoel Honório, onde dois feirantes foram notificados pelo uso incorreto da máscara.

De acordo com o secretário de Segurança Urbana e Cidadania, José Sotter de Figueirôa Neto, a retomada dos comboios foi proposição do Corpo de Bombeiros, prontamente acatada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF): “Já havíamos realizado ação semelhante, com a mensagem ‘Fique em Casa’, no início do isolamento. Com a adesão ao plano ‘Minas Consciente’, ressurgiu a necessidade de promover o esclarecimento à sociedade. Iniciativa muito bem aceita, tanto pelos órgãos que a compõem como pela cidade. Um trabalho integrado ‘Da Vida, Pela Vida’”.

O sucesso da projeto tem relação direta com sua intersetoriedade. “Órgãos da Prefeitura, como a Guarda Municipal (GM), Defesa Civil (DC), secretarias de Saúde (SS), de Transporte e Trânsito (Settra) e de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, assumiram a missão de levar a mensagem de prevenção mais próxima ao cidadão. Isso surte muito efeito, quando as equipes chegam, se mostram, ajudam e dão resposta à sociedade”, relatou a comandante da Guarda Municipal, Emilce de Castro. Nesta 30ª ação, novo parceiro foi incluído ao grupo. Profissionais da equipe de Abordagem Social da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) agora também fazem parte do trabalho.

Para o secretário de Transportes e Trânsito, Eduardo Facio, o comboio “Da Vida, Pela Vida”, em seu trabalho de “orientar e conscientizar a população, em um momento como este, é fundamental. Nossos agentes de trânsito estão atuando não só no transporte coletivo urbano, mas em toda a cidade, fiscalizando e realizando campanhas sobre a importância de usar equipamentos de proteção dentro dos coletivos e em qualquer local público. Juntos, podemos unir forças no combate à covid-19 e, consequentemente, proteger vidas”.

A criação do comboio integra a estratégia de reabertura gradual das atividades econômicas, estabelecidas na adesão do Município ao plano do Governo estadual, “Minas Consciente”. Sua dinâmica inclui passagem pelas principais ruas da área visitada, com emissão de mensagem sonora preventiva. Depois, os integrantes seguem para o trabalho de corpo a corpo. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância do cumprimento das medidas de prevenção à doença, bem como às determinações legais relativas ao comércio. Material gráfico é distribuído ao público, e máscaras são doadas a pessoas que não possuam o acessório de proteção.

Foto: Divulgação


uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.