Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
A partir desta terça-feira, 22, alunos da rede municipal de ensino terão acesso à programação educativa exibida pela televisão. A iniciativa é resultado da parceria entre Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e Câmara Municipal.

Dentre os materiais a serem apresentados estão dois projetos: o “Cadinho de Prosa”, iniciativa da própria secretaria, e o “Vamos Aprender”, que tem a participação de diversas entidades, entre elas a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), com apoio das fundações “Lemann” e “Roberto Marinho”, do Centro de Inovação para a Educação Brasileira (Cieb) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Programação

A programação será exibida na JFTV Câmara, canal 35.1, às terças, quartas e quintas-feiras, de 9 às 11 horas, com reprise às sextas-feiras, de 14 horas às 19h30.

“Cadinho de Prosa”

Elaborado pela SE, o projeto tem como objetivo favorecer articulações pedagógicas neste período de isolamento social, proveniente das medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus (covid-19). A ação cria percurso singular para a educação no Município, distanciando-se de proposta que se baseia em aulas remotas.

Dentro desta proposta foram elaborados, inicialmente, oito programas televisivos, que estarão presentes na TV Câmara, levando atividades pensadas para o público da rede municipal de ensino.

“Vamos Aprender”

O projeto foi desenvolvido pela Undime e o Consed, com apoio das fundações “Lemann” e “Roberto Marinho”, do Cieb e da Unesco. O “Vamos Aprender” disponibiliza, gratuitamente, programas educativos para redes de ensino, com conteúdo dirigido a alunos de todas as etapas da educação básica: infantil, anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio. O conteúdo oferecido conta com parceria de várias instituições, como Canal Futura, Khan Academy e MultiRio, entre outras, que disponibilizaram gratuitamente seus materiais pedagógicos.
Serão 320 programas pedagógicos disponíveis, envolvendo desde vídeos interativos, com conteúdo didático e exercícios, até textos e orientações. Todas as áreas de conhecimento são contempladas.

Para a secretária de Educação da PJF, Denise Vieira Franco, “a parceria da Secretaria de Educação de Juiz de Fora com o ´Vamos Aprender` é mais uma possibilidade de agregar a tudo o que as escolas vêm fazendo, a partir do ´Cadinho de Prosa`. Seus projetos educacionais, as entregas de atividades presenciais, a articulação com facebook e whatsapp são elementos que, conjugados, favorecem a aprendizagem dos alunos. Então, nosso trabalho é coordenar todas essas atividades, para que possa ser minimizado o impacto dessa pandemia na aprendizagem das crianças e adolescentes da rede municipal. Nesse sentido, acredito ser importante a divulgação nas comunidades, para que as crianças acompanhem os projetos ´Cadinho de Prosa` e ´Vamos Aprender`, a partir da JFTV Câmara, juntamente com as atividades encaminhadas pelos professores nas escolas, tendo em vista que essa soma de esforços visa empreender ação educativa em tempos de isolamento social, e a presença da comunidade, ao buscar as atividades, é de suma importância”.


"Essa é uma estratégia que os municípios podem adotar neste momento que estamos vivendo, no qual as aulas estão suspensas em função da pandemia. A televisão tem potencial muito grande. Nos municípios maiores, sabemos a força que tem, e nos menores, muitas vezes é o veículo mais utilizado. Em meio ao isolamento social e suspensão das aulas presenciais, essa é uma maneira de criar momentos para que as crianças tenham rotina e continuem sendo estimuladas a aprender", comentou Luiz Miguel Martins Garcia, dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e pre
sidente da Undime.

O diretor-executivo da Fundação “Lemann”, Denis Mizne, considera este “um importante passo para que o ensino remoto alcance todos os estudantes, como aqueles que não têm acesso à internet. É importante que os alunos brasileiros continuem aprendendo e se desenvolvendo durante o isolamento social”.

Outras informações sobre o projeto “Cadinho de Prosa” estão disponíveis no site. E para conhecer mais sobre o projeto “Vamos Aprender”, o acesso pelo /vamosaprender.tv.br.

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.