A equipe de descontaminação da Guarda Municipal esteve na manhã desta sexta-feira, 30, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio. A visita é parte dos preparativos para a partida entre Tupi e Mamoré, que acontece nesse sábado, 31, às 15h. O protocolo de descontaminação inclui a higienização de todas as dependências e áreas de contato de jogadores, equipes técnicas, imprensa e apoio.
Os Camarotes, cabines de transmissão, hall de entrada, vestiários, bancos de reserva, salas da Polícia Militar e dos árbitros passaram por tratamento químico. A limpeza é feita com vistas a tornar mais seguros o manuseio de objetos, equipamentos e dependências físicas A medida cumpre papel preventivo, reduzindo os riscos de contágio pelo novo coronavírus neste momento de ampliação do retorno de atividades em diversos setores.
O processo de limpeza conta com a aplicação de um composto à base de quaternário de amônio. O produto é pulverizado, reduzindo a carga viral no ambiente e, com isso, minimizando a possibilidade de contágio no local.
A Guarda Municipal foi habilitada para a nova modalidade de trabalho, frente à crise sanitária. Em abril, integrantes da corporação participaram de capacitação oferecida pelo Exército para atuação em ações de descontaminação desta natureza. O curso foi conduzido pela Escola de Instrução Especializada (EsIE), organização militar especializada em ocorrências que envolvem Armas Químicas, Biológicas, Radiológicas, Nucleares e no controle de seus efeitos. Desde então, o trabalho tem sido desenvolvido pela equipe.
Foto: Divulgação