Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
As demandas provenientes da covid-19, que mudou a forma de trabalho e vivência, tanto dos profissionais da educação quanto dos alunos e seus familiares, levaram os profissionais da Escola Municipal “Oscar Schmidt” a pensar novas atitudes para trabalharem as atividades das escola e iniciarem organização para o momento futuro de reinício de atividades presenciais. Através desse movimento se iniciou o projeto “Ação Educativa e Isolamento Social - Informação, Educação e Comunicação”.

O projeto tem o objetivo de criar canal de trocas de informação, saberes, dúvidas e medos. Mas também quer reforçar os sentimentos de confiança e afeto, além de potencializar as vivências decorrentes do isolamento social, como matriz pedagógica, transformando o ambiente doméstico neste espaço.

Assim, os docentes elaboraram material, que, impresso e colorido, é distribuído quinzenalmente à comunidade. A primeira entrega foi em domicílio. Dentro desse conceito, a escola se apropriou também da arte do grafite, transformando seus ambientes em espaço mais vivo e acolhedor. Nas paredes foram escritas frases de incentivo aos alunos, como “Seja seu próprio padrão de beleza”, “Não pare até orgulhar-se de você” e “Bora dá um up na vida”, além de incentivos aos cuidados de combate ao coronavírus e imagens que remetem à cultura brasileira. O trabalho foi ação voluntária dos artistas locais Dorin, CND e Stain (do projeto “Gente em Primeiro Lugar”), e contou com doações de pequenos comerciantes e a rede de amigos da escola, além da própria instituição.

De acordo com a diretora da escola, Cátia Fernanda Tolomelli, “apesar de um ano difícil, de um equilíbrio emocional posto à prova, foi um ano de desafios, de mudanças, do pensar e agir rápido, de se reinventar. Fizemos a nossa parte, dentro das possibilidades e circunstâncias que nos cabiam, e o sentimento que fica é de gratidão”.

Fotos: Divulgação

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.