Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizou trabalho de desinfecção em diversas áreas da cidade, como ruas, praças, pontos de ônibus, hospitais, unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e locais de grande circulação, além das secretarias municipais e dependências do próprio órgão. Estes trabalhos começaram em 20 de março, com utilização de hipoclorito de sódio, produto apropriado para desinfecção total da área, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sua aplicação elimina bactérias, vírus e micro-organismos, garantindo qualidade na ação. O trabalho faz parte do conjunto de atividades do Município, para impedir a disseminação da covid-19 (coronavírus).

A ação de higienização aconteceu em frente aos hospitais Santa Casa de Misericórdia, "João Penido", "Ana Nery", Unidade Regional Leste, “Albert Sabin”, “Monte Sinai”, “Nove de Julho”, Pronto Socorro (HPS), “João Felício”, Maternidade “Therezinha de Jesus”. Hospital “São Vicente de Paula”, Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer (Ascomcer), Hospital Universitário (HU) e UPAs dos bairros Santa Luzia, Benfica e São Pedro.

Além destes setores, foram atendidas as unidades básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Vila Ideal, Furtado de Menezes, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus, Ipiranga, Benfica, Santa Luzia, Santa Cruz, São Judas Tadeu, Jóquei Clube 1 e 2, Filgueiras, Santa Luzia, Benfica, São Pedro, Vila Olavo Costa, Grama, Granjas Bethânia, Parque Guarani, Bandeirantes, Teixeiras, Santos Dumont, Nossa Senhora das Graças, Nova Era, Borboleta, Jardim Natal, Milho Branco, Marumbi, Monte Castelo, Santa Cecília, Dom Bosco, Boa Esperança, Barreira do Triunfo, Industrial, Nossa Senhora Aparecida e Progresso.

Receberam os serviços também as unidades de atendimento social Casa “São Camilo de Lélis”, Fundação Espírita “João Freitas”, casas de Passagem da Mulher, Para Homens, “Dilermando Cruz” e “São Camilo de Lélis”, do Centro de Educação do Menor (CEM) e de Repouso “Madre Maria São Miguel”, Centro Pop, Abrigo “Santa Helena”, Lar do Idoso “Santa Luiza de Marilac”, Fundação Espírita “João de Freitas” e o Núcleo Travessia.

Foram higienizados os centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros Benfica, Barbosa Lage, Santa Cruz, São Pedro, Ipiranga, Grama, Costa Carvalho, Olavo Costa, Centro, Vitorino Braga e Linhares, os de Referência em Direitos Humanos e o Especializado de Assistência Social (Creas) no Jóquei Clube e o especializado de Assistência Social (Creas - Infância e Juventude).

Algumas praças também foram higienizadas e desinfetadas: dos bairros Manoel Honório (dos dois lados), Alto dos Passos, Lourdes, Bom Pastor, Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), Antônio Carlos, Riachuelo, Estação, Parque Halfeld, Três Poderes, Teóphilo, Vitorino Braga, José de Castro Barbosa, Vila Ideal, República, Benfica e Antônio Carlos, além da Doutor Asclepíades da Paixão Lucas e Aero e calçadão da Rua Halfeld.

Fazem parte também da relação de regiões com áreas desinfetadas as avenidas Getúlio Vargas e Rio Branco e as ruas Paulo Frontin, Santa Rita, Prof. Benjamin Coluci Mister Moore, São Sebastião, Roberto de Barros, São João, Braz Bernardino, Marechal Deodoro, Halfeld (parte baixa), Barão do Retiro e Batista de Oliveira.

O Demlurb realizou higienização em 93 pontos de ônibus, nas avenidas Rio Branco, Andradas, Francisco Bernardino, Itamar Franco e Getúlio Vargas e ruas Barão de Cataguases, Batista de Oliveira, Silva Jardim e Benjamin Colucci.

Em parceria entre Demlurb, técnicos da Defesa Civil, guardas municipais e militares do Exército e Corpo de Bombeiros foram realizados serviços de desinfeção também nas unidades do HU dos bairros Dom Bosco e Santa Catarina e Pronto Socorro (HPS).

A desinfecção aconteceu também no Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Pemad), no Bairro Santa Cruz, zona norte da cidade, na sede da Câmara Municipal (CMJF), nos setores administrativos no prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Rua Marechal Deodoro, e no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Droga 3 (Caps AD 3), no Cemitério Municipal “Nossa Senhora Aparecida”, no prédio do Pronto Atendimento Médico (PAM) Marechal, Estádio Municipal “Radialista Mario Helênio”, Centro Cultural “Bernardo Mascarenhas”, Núcleo Integrado da Saúde e Batalhão da Polícia Militar em Santa Terezinha, Palácio da Saúde e Colégio Tiradentes.

Para o processo, o Demlurb utilizou o próprio caminhão-pipa e o cedido pela Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). Os profissionais envolvidos na atividade utilizam materiais de segurança, como máscaras e roupas específicas e protetoras.

Medidas de proteção foram reforçadas para os servidores do Demlurb

Para evitar a proliferação do coronavírus, o Demlurb reforçou medidas de higienização e desinfecção nos caminhões coletores de lixo. O trabalho é realizado sempre que os veículos voltam para a garagem. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) também foram disponibilizados para todos os servidores. Cartazes informativos sobre a prevenção contra covid-19 também foram usados para melhor informar os trabalhadores.

Todos os caminhões coletores de lixo receberam reservatórios de água “barrica corote”, para os garis higienizarem as mãos durante os trabalhos. Dentro de todos os setores do Demlurb foram instalados dispensers de álcool em gel para a higienização das mãos.

O relatório com todas as ações realizadas na gestão do prefeito Antônio Almas estão descritas na revista virtual disponível no site através do link: pjf.mg.gov.br/secretarias/relatorio_gestao.

Fotos: Divulgação

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.