Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
A partir deste sábado, dia 27, e domingo, dia 28, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) começará a aplicação da segunda dose de imunizantes contra o coronavírus em idosos de 90 anos ou mais que já receberam a primeira dose. Nesses dois primeiros dias, a vacinação acontece somente no Departamento de Saúde do Idosos (DSI), em razão da realização das provas do Módulo III do Pism no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que acontecem no mesmo fim de semana. O drive-thru na UFJF será disponibilizado, então, na segunda e na terça-feira, dias 1º e 2 de março, entre 9h e 16h. Além desses locais, as doses podem ser recebidas, ao longo da semana, em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no DSI.

A subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann, destaca que nesses quatro dias (27 e 28 de fevereiro, no DSI, e 1º e 2 de março, no drive-trhu da UFJF) serão aplicadas somente as segundas doses dos imunizantes dos idosos de 90 anos ou mais já vacinados.

Cecília explica que os idosos e seus familiares devem verificar o cartão de vacinação entregue no dia da primeira aplicação, para saber qual é o dia previsto para o início do recebimento da segunda dose. “O recebimento da segunda dose não pode acontecer antes do prazo indicado no cartão, entretanto, a partir do recebimento da primeira dose, o idoso tem até um mês para comparecer a um posto de vacinação para se imunizar novamente, ou seja, não é preciso ter pressa", ressalta.

Para receber a segunda dose, o idoso deve levar o cartão de vacina e documento de identidade com foto. Cecília Kosmann orienta para que os idosos evitem ir aos postos de vacinação em horários de grande fluxo, como no início da manhã, e que optem por se imunizar nas UBSs, que são mais descentralizadas, evitando filas.

O período para o início do recebimento da segunda dose em profissionais da saúde da ativa de 60 anos ou mais será divulgado em breve. A vacinação dos demais públicos que estão sendo imunizados, segue da mesma forma. Para a aplicação da primeira dose em idosos de 88 anos ou mais, o local deve ser nas sete UBSs indicadas e no DSI. Os trabalhadores da saúde continuam a ser imunizados em seus locais de trabalho pelas equipes de imunização da PJF. Já os idosos acamados estão sendo vacinados em suas residências pelas equipes das UBSs nas áreas cobertas, e pela equipe da Vigilância em Saúde nas áreas centrais e descobertas do município. Essa vacinação nas residências é mais lenta devido ao deslocamento necessário das equipes.

Locais de vacinação para recebimento de segundas doses em idosos de 90 anos ou mais

Dias 27 e 28 de fevereiro, das 9h às 16h:

*Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;

Dia 1º e 2 de março, das 9h às 16h:

*Drive-thru na UFJF;

*Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira, 943;

A partir do dia 1º em sete UBSs e no DSI, das 9h às 16h:

*Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;
*UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;
*UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
*UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775;
*UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910;
*UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;
*UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1433;
*UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Foto: Carlos Mendonça

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.