Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
Devido ao agravamento da pandemia no município e à necessidade de fortalecer quem atua no combate à pandemia, residentes em saúde dos serviços de urgência e emergência, na Atenção Básica e em nível hospitalar, são imunizados para atuar na linha de frente no combate ao coronavírus (Covid-19). Cumpre ressaltar que o profissional residente é profissional graduado, que realiza formação em nível de pós-graduação na área da saúde. Além destes, serão vacinados acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde que realizem atendimento a pacientes suspeitos e/ou confirmados de Covid-19.

Os residentes e estudantes imunizados são vinculados aos estabelecimentos e serviços de saúde que atuam no enfrentamento à Covid-19 que já haviam sido vacinados na etapa anterior. A vacinação desse grupo ocorre em acordo com o Ofício Nº 234/2021, de 11 de março de 2021, o qual prevê as orientações técnicas de vacinação do grupo prioritário “Trabalhadores da Saúde” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19”, e com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19.

Somente são imunizados os residentes e estudantes incluídos pelo próprio serviço de saúde na lista dos que atuarão na linha de frente de combate à Covid-19. Para tanto, estes devem apresentar uma cópia de comprovante de vínculo com a instituição de ensino à qual estão vinculados e com o hospital ou unidade de saúde onde exercerão suas atividades.

A definição dos grupos prioritários para imunização contra o coronavírus (Covid-19) é uma atribuição do Governo Federal, por meio do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19. Ressalta-se que os demais trabalhadores da saúde serão vacinados de acordo com a disponibilização de novas doses do Ministério da Saúde e Estado para o município. A ampliação da cobertura desse público será gradativa, conforme disponibilidade de vacinas.

Compreenda o conceito de trabalhador da Saúde

Os trabalhadores dos serviços de saúde são todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais. Compreende tanto os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais da educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares), quanto os trabalhadores de apoio (recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros), ou seja, todos aqueles que trabalham nos serviços de saúde. Inclui-se ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares (cuidadores de idosos, doulas/parteiras), bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados. A vacina também será ofertada para acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.