Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
Nos cem primeiros dias de 2021, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) registrou 3.653 atendimentos presenciais/telefônicos, contabilizados pelo Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), mais de quatro mil reclamações registradas pela plataforma além de 576 audiências de conciliação.

No período atual, no qual o município se encontra na “onda roxa” do programa estadual “Minas Consciente”, foram desenvolvidos, como alternativa ao atendimento presencial, canais “on-line” e telefônicos, o que contribuiu efetivamente para manter volume de atendimentos próximo aos dias de funcionamento habitual da agência.

O Procon/JF participou ativamente da fiscalização das normas de enfrentamento à pandemia do coronavírus e contabilizou no total 155 ações de fiscalização no período, entre elas, 89 vistorias e registrou 31 autos de infração e 34 autos de apreensão. Além disso, foram centenas de fornecedores orientados no mesmo período.

Através de apuração de denúncia recebida pelos canais de atendimento, o Procon realizou a maior operação de sua história com a apreensão de 1,7 toneladas de alimentos vencidos e com data de vencimento aparentemente adulterados. A ação durou três dias e contou com equipes do órgão e da fiscalização de posturas, totalizando mais de dez agentes.

Foram desenvolvidos novos projetos educacionais como, por exemplo, “Procon nas Redes”, lançado em fevereiro, em parceria com a Secretaria de Comunicação, que visa à divulgação de informações relevantes aos consumidores em linguagem de fácil acesso. Ainda em parceria com a Secom, foi lançada em 15 de março, a cartilha do “Consumidor Consciente em tempos de Pandemia”, distribuída em versão impressa para a população e disponibilizada virtualmente através do portal da PJF. Outros materiais impressos educativos relacionados aos direitos e deveres dos consumidores e fornecedores foram distribuídos através de ações do órgão.

Com o intuito de universalizar o atendimento e tornar o sistema acessível a toda população, o Procon está em processo de ampliação dos canais de atendimento e das redes de comunicação com os consumidores. Foi dado início ao processo de licitação para contratação de software para atendimento multicanais de consumidores por WhatsApp, Telegram, SMS e webchat. E para dar agilidade ao atendimento dos consumidores, foi dobrado o número de postos de atendimento, o que foi possível após a contratação de 25 novos estagiários da área de Direito.

Por fim, o Procon se destacou pelo fortalecimento das mulheres servidoras públicas que hoje ocupam 83,33% dos cargos de gerência e assessoramento e, ainda, 66,66% dos cargos de supervisão da autarquia.

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.