Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
A segunda edição do projeto “Uma Dose de Cultura” voltou a levar alegria ao posto de vacinação contra a Covid-19 instalado no Sport Club, na Avenida Rio Branco. A cantora Carol Tavares entoou músicas autorais e clássicos da MPB, encantando os idosos que aguardavam a dose da vacina contra o coronavírus, bem como seus acompanhantes e os profissionais envolvidos no esquema de imunização montado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A ação, desenvolvida pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), também incluiu distribuição de sementes de girassol e fragmentos de poesia.

O projeto “Uma Dose de Cultura” busca transmitir alegria, a partir da arte produzida em Juiz de Fora. “Envolver atividades artísticas nesse momento da vacinação tem a ver com várias expressões da possibilidade da fruição dos direitos. Primeiro é o próprio direito à vacina, a celebração do Sistema Único de Saúde, garantindo a possibilidade da imunização de toda a população. A segunda, mas não menos importante, a questão da fruição, exatamente do direito de ter acesso à arte e à cultura, à democratização dos fazeres culturais na cidade de Juiz de Fora”, declarou a diretora-geral da Funalfa, Giane Elisa Sales de Almeida.

Ela observou ser de grande relevância criar canais de fruição de arte e cultura que não são usualmente entendidos como locais de produção artística e cultural. “É muito importante que a gente esteja nesse grande posto de vacinação que é o Sport, mas também que a gente possa estar nos postos de saúde, entendendo as unidades básicas de saúde como espaços de educação, de produção cultural e que podem dinamizar a vida do território. Levar arte e cultura para esses espaços é um modo que a Funalfa tem de contribuir na dinamização do exercício das várias formas de direito nos territórios de Juiz de Fora.”

A aposentada Lúcia Helena Coelho, 73 anos, que recebeu a segunda dose da do imunizante nesta quarta-feira, 28, disse que a performance artística trouxe satisfação e pensamento positivo. “Músicas lindas que acalmam, tranquilizam e fazem a gente voltar no tempo. É tudo o que precisamos”.

A enfermeira Renata Ezequiel, uma das coordenadoras da vacinação no Sport, também se declarou satisfeita e grata com a ação. “Muito bom, nos dias de hoje, ter acesso à música ao vivo, coisa que a gente já não tem há muito tempo. Cria-se um ambiente prazeroso”. Ela aproveitou para reforçar a necessidade de as pessoas seguirem o calendário de imunização, reforçando que a vacina é uma importante estratégia de proteção à saúde, sobretudo para os mais idosos.

O projeto “Uma Dose de Cultura” vai seguir levando arte aos postos de vacinação, sempre com efeito surpresa, sem prévia divulgação de local e horário. Além de música e poesia, haverá performances em outras áreas, como teatro e dança. Todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos para preservar a saúde dos artistas, do público e dos profissionais envolvidos.

Ouça o Podcast Acontece JF

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.