Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
Nesta quarta-feira, 28, foi comemorado o Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho. No Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), os profissionais vêm aplicando, junto aos demais servidores, condutas de antecipação e/ou reconhecimento dos riscos, monitoramento dos riscos e da saúde dos colaboradores, adoção de medidas de controle e corretivas. Esse sistema também é acompanhado pelos profissionais do setor de segurança e medicina do trabalho do Demlurb.


Devido à pandemia da Covid-19, as ações de limpeza oferecidas à população permanecem sendo realizadas por serem tratadas como serviços essenciais. Com isso, para a manutenção da integridade da saúde dos profissionais, o Demlurb fortalece as orientações sobre a importância da utilização da máscara de proteção individual e de demais meios de prevenção ao contágio do coronavírus. Reforçando os cuidados dos trabalhadores, todos os caminhões coletores de lixo contam com uma “barrica corote”, reservatório de água que permite a higienização das mãos. Os profissionais também passam por aferição de temperatura corporal ao iniciarem sua jornada de trabalho.


Outra medida adotada foi a alteração da jornada de trabalho das equipes de capina, roçada e varrição para seis horas ininterruptas, divididas em dois turnos, baseada na Portaria nº 4508 – SRH, que “restabelece regime diferenciado de trabalho, em decorrência do agravamento da situação sanitária no Município relativo à Covid-19”. Na ocasião dessa alteração, a diretora Operacional do Demlurb, Úrsula Zimmermann, explicou que a mudança seguiria “como forma de aumentar as condições de afastamento entre os profissionais que atuam em funções consideradas essenciais, diminuindo, consequentemente, a permanência de funcionários juntos nos locais de entrada, almoço e saída do trabalho”. A diretora reforçou, ainda, que os serviços de zeladoria da cidade continuariam sendo realizados com a mesma eficiência, favorecendo as medidas de segurança sanitária”.


O Demlurb também conta com a Comissão Técnica de Controle das Condições de Trabalho (CTCCT) que monitora os riscos físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e mecânicos (acidentes) e fornece acompanhamento e controle das doenças ocupacionais. Ainda sob orientação do SESMT, o Demlurb realiza treinamentos admissionais e periódicos com seus trabalhadores, ações de prevenção de acidentes e diligência de prevenção e combate a princípios de incêndio.


Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho

Em 28 de abril de 1969, uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virgínia matou 78 mineiros. Com isso, em 2003 a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como forma de homenagear as vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.


Outras informações:
(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).

Foto: Assessoria Demlurb

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.