Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
*Atualizada em 12 de maio, às 12h05

A 23ª Campanha de Vacinação contra a Influenza continua com o segundo grupo, integrado por professores das redes pública e privada da ativa, e idosos com 60 anos ou mais, até o dia 8 de junho. A vacinação está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30.

A primeira etapa da campanha terminou nesta segunda-feira, dia 10, com 21.142 imunizados, que corresponde a uma cobertura de 32,08%. Um total de 12.687 crianças de 6 meses a menores de 6 anos foram vacinadas (37,5%); 1.207 gestantes ( 24,9%); 170 puérperas (21,3%) e 7.078 (26,7%) trabalhadores de Saúde.

A supervisora do Setor de Imunização da Secretaria da Saúde (SS), Marcilene Chaves Costa, atesta que a cobertura de Juiz de Fora segue a média nacional e que, em relação às crianças, os números da cidade são superiores aos números do país.

Os integrantes dos grupos da primeira etapa, que perderam o período previsto no calendário, ainda podem se vacinar nas UBSs. Marcilene ressalta a importância da imunização devido à proximidade do inverno, quando o risco de contrair a gripe é maior. Ela lembrou ainda que os sintomas da gripe e da Covid-19 são semelhantes e que a vacinação favorece o diagnóstico pelos médicos.

A terceira e última etapa da campanha, prevista para o período entre 9 de junho e 9 de julho, vai contemplar profissionais das Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, pessoas com comorbidades (com indicação médica), além dos caminhoneiros e trabalhadores do transporte urbano.

A vacina oferecida é a trivalente, protege contra os três tipos principais do vírus Influenza em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A intenção é prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença.

Como as campanhas contra a Influenza e a Covid-19 estão sendo paralelas, as pessoas que já tomaram uma das vacinas devem respeitar o intervalo de 14 dias para receber a outra. Quem foi contaminado pelo coronavírus deve aguardar 30 dias após início dos sintomas para receber a vacina da Influenza.

Vacinas contra a Influenza em etapas

Na segunda etapa, entre os dias 11 de maio e 8 de junho:
Idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada: vacinação nas UBSs das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30.

Na terceira e última etapa, entre os dias 9 de junho e 9 de julho:
Pessoas com comorbidades (com indicação médica), caminhoneiros, Forças Armadas e de Segurança e Salvamento, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário e urbano, pessoas com deficiência permanente.

Locais e horários durante esta semana

Todas as Unidades Básicas de Saúde: das 8h às 10h30 e das 13h às 16h30, exceto às quintas-feiras, quando o atendimento acontece das 13h às 14h.

O Departamento de Saúde da Mulher da Criança e Adolescente (DSMCA) continua vacinando crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes e puérperas, na Rua São Sebastião 772, das 8h às 14h.


uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.