Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) recebeu, na tarde desta segunda-feira, dia 24, 2.340 doses do imunizante Pfizer/Biontech. De acordo com a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF), toda a remessa é destinada à primeira dose. Com essas vacinas, a PJF dará continuidade à campanha de imunização dos grupos prioritários, pessoas com comorbidades, exceto grávidas e puérperas com comorbidades, que estão recebendo doses da Coronavac por recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Além dos imunizantes, a SS recebeu, na última semana, 20 câmaras frias para o acondicionamento de vacinas. O carregamento das câmaras frias foi entregue à Vigilância Epidemiológica e permanece na Central de Vacinas. O setor já vinha funcionando com defasagem de equipamentos. Seis vão repor câmeras antigas que, ao longo do tempo, começaram a apresentar problemas, outras seis serão integradas para atendimento da rotina e as demais serão disponibilizadas para armazenamento das vacinas contra a Covid-19, inclusive a Pfizer, que devem ser mantidas entre 2ºC e 8ºC.

A supervisora do Setor de Imunização, Marcilene Chaves Costa, informa que a aquisição auxiliará para que as doses sejam aplicadas na porta das unidades de forma realmente efetiva, garantindo a cadeia da rede de frios. Cada uma das câmaras tem capacidade para 420 litros. A Eletrohospitalar, empresa de Brasília, foi a vencedora do processo.

Além das vacinas de rotina, a Secretaria de Saúde (SS) está imunizando contra a Influenza idosos com 60 anos ou mais, professores das redes pública e privada, crianças de seis meses a seis anos incompletos, profissionais de saúde, gestantes e puérperas. Contra a Covid-19, a vacinação, no momento, ocorre para agentes de segurança, pessoas com comorbidades com 36 anos ou mais, gestantes e puérperas com comorbidades, autistas, pessoas com Síndrome de Down, indivíduos com deficiência permanente e idosos a partir dos 60 anos.

Fique atento

A Secretaria de Saúde pede muita atenção às datas, pois as pessoas devem ir no dia correspondente às suas idades. Para quem perder ou não puder comparecer, deverá se dirigir no sábado, dia 29, das 8h às 16h, ao Sport ou ao drive-thru da UFJF. Não haverá vacinação contra a Covid-19 nas UBSs ao longo desta semana.

Outros Grupos

Para autistas, pessoas com Síndrome de Down e paralisia cerebral, a vacinação irá ocorrer na próxima quarta-feira, 26, na Associação de Livre Apoio ao Excepcional (Alae), das 9h às 16h, na Rua Delorme de Carvalho, 53 - Bom Pastor. Não haverá vacinação contra a Covid-19 nas UBSs ao longo desta semana.

Comorbidades que são priorizadas para imunização

Dentre as comorbidades incluídas como prioritárias para o processo de vacinação contra o coronavírus encontram-se: diabetes, doenças do coração, doenças pulmonares, hipertensão arterial, câncer, insuficiência renal, imunossuprimidos, obesidade grau 3 (IMC≥40), cerebrovasculares, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, cirrose hepática e anemia falciforme. As comorbidades estão descritas no Plano de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19. A lista completa das comorbidades atendidas neste momento pode ser verificada no site da PJF.

Documentos que comprovam comorbidades e Deficiência Permanente

Como comprovante para as comorbidades podem ser apresentados: atestado médico ou declaração médica informando a comorbidade, ou receita de um medicamento de uso contínuo, usado no tratamento, ou outro documento que identifique o acompanhamento da condição crônica ou comorbidade listada. Todos estes têm que ter sido emitidos há, no máximo, 12 meses. Para o caso das pessoas com deficiência, será necessário um laudo médico dos últimos 12 meses que comprove a deficiência permanente. Além disso, devem ser apresentados, originais e cópias, do Documento de Identidade (RG), CPF - nos casos que o número não conste no RG - e comprovante de residência.

Confira aqui o calendário das pessoas com comorbidades e deficiência permanente

*Terça-feira, dia 25:
34 e 35 anos, no Sport, das 8h às 16h
32 e 33 anos, no RU Centro, das 9h às 16h

*Quarta-feira, dia 26:
30 e 31 anos, no Sport, das 8h às 16h
28 e 29, no RU Centro, das 9h às 16h
Pessoas com síndrome de Down, paralisia cerebral e autistas, na Alae, das 9h às 16


*Quinta-feira, dia 27:
26 e 27 anos, no Sport, das 8h às 16h
24 e 25 anos, no RU Centro, das 9h às 16h

*Sexta-feira, dia 28:
21, 22 e 23 anos, no Sport, das 8 às 16h
18, 19 e 20 anos, no RU Centro, das 9h às 16h

*Sábado, dia 29, as pessoas que não puderam comparecer no dia marcado poderão ser
imunizadas no Sport e no drive-thru da UFJF.

Endereços dos locais de vacinação contra Covid-19:

Sport Club Juiz de Fora
Avenida Barão do Rio Branco, 1.303, centro

Restaurante Universitário (RU) da UFJF
Rua Santo Antônio, esquina com a Rua Benjamin Constant, s/n, ao lado do Museu de Arte Murilo (Mamm), no Centro.

Foto: Carlos Mendonça

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.