Acesso ao site VLibras
O turno da manhã começou diferente para os servidores da Defesa Civil nesta quinta-feira, 13. Antes de darem início ao trabalho, todas as salas da sede passaram por descontaminação contra o coronavírus. A equipe da Guarda Municipal (GM) fez a varredura dos três andares do prédio, aplicando solução descontaminante nos setores administrativos e de atendimento. Mobiliários, pontos de contato, portas e janelas foram higienizados. Ao fim do processo, os funcionários assumiram seus postos de trabalho, para o expediente normal. O objetivo da assepsia é prevenir a ocorrência da covid-19, por meio da redução química da carga biológica no ambiente.

O subsecretário de Defesa Civil, Jefferson Rodrigues, avaliou o duplo papel da ação: "Considero muito válida essa proposta de trabalho. A ação garante a manutenção das condições de saúde para os servidores da Defesa Civil e de outros locais onde é feita, ao mesmo tempo que estreita as relações de parceria entre os setores da própria Prefeitura", afirmou ele, em relação ao cuidado oferecido pela GM.

Desde abril, quando a GM participou de treinamento junto ao Exército, sobre descontaminação em ambientes afetados pelo coronavírus, a corporação passou a fazer a profilaxia sistemática em sua sede. Em pouco tempo, o cuidado estava sendo levado ao outros setores, numa proposta de somar esforços no enfrentamento à pandemia. Catorze locais já foram contemplados pela ação da equipe. A descontaminação é realizada sob agendamento e fornecimento de insumos.

A operação é feita com utilização de bombas atomizadoras costais. Esse equipamento transforma a mistura de quaternário de amônio e água em névoa com alto poder de penetrabilidade em superfícies. Todo o trabalho atende aos protocolos de segurança. Macacões, capas, luvas e máscaras são equipamentos de proteção individual obrigatórios. Além do manuseio cuidadoso durante o processo de limpeza, a equipe adota condutas metódicas quanto à própria descontaminação de vestuário e de instrumentais após a atividade.

Foto: Divulgação

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.