Os laboratórios do Instituto de Ciências Biológicas e da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com os quais a Prefeitura (PJF) mantém parceria para realização de testes de covid-19 (coronavírus), entregaram até esta sexta-feira, 11, 5.428 resultados, sendo 1.547 deles positivos. Os números foram repassados para o Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), da Secretaria de Saúde (SS). Os testes não têm custos para os pacientes. O trabalho vem sendo realizado desde abril.
O exame é direcionado aos profissionais de saúde sintomáticos, entre o terceiro e o décimo dia de indícios da doença, aos pacientes internados em “leitos covid”, pactuados com o Município, e aos atendidos na atenção básica, em situação de vulnerabilidade. Estão nesta condição pessoas acima de 65 anos, cuidadores de idosos, diabéticos, hipertensos descompensados e obesos.
São incluídos também servidores sintomáticos da segurança pública, do Departamento Municipal de Limpeza Pública (Demlurb), da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), dos centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Especializado de Assistência Social (Creas) e dos demais serviços de assistência social, que prestam atendimento direto à população.