“Alfabetização e Ensino Remoto: Desafios e Possibilidades” é o tema da live desta terça-feira, 3, do projeto “Cadinho de Prosa”, da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A apresentação será às 18 horas, com participação da professora Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo. Ela é mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pós-doutorado pela University of London, King`s College, e é Associada 4 da Universidade Federal de São João del`Rey (UFSJ). Além disso, coordena o Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade (Gpeale), foi vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (Abalf), de 2014 a 2017, sendo hoje membro do Conselho Fiscal da entidade.
“Cadinho de Prosa”
Ação de formação, direcionada aos professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, visando propor reflexões e discussões sobre educação durante a pandemia. Ao longo do projeto já foram realizadas outras edições de live e webinar, com temas diferentes.
Elaborado pela SE, o projeto tem como objetivo favorecer articulações pedagógicas neste período de isolamento social, proveniente das medidas sanitárias de combate ao novo coronavírus (covid-19). A ação cria percurso singular para a educação no Município, tendo como proposta se distanciar dos modelos convencionais de aulas remotas.
O site do “Cadinho de Prosa” apresenta textos e conteúdos audiovisuais, que têm como base cultura, arte, conhecimentos, saberes e criações humanas, compondo repertórios que podem ser vivenciados em diferentes contextos da vida social.
Através do link, por meio de computadores, tablets ou smartphones, a pessoa tem acesso a diversos conteúdos, de forma totalmente gratuita, escolhidos para melhor atender à demanda do público neste momento. Entre eles, dicas de livros digitais, sugestões de brincadeiras, opções culturais e guia de atividades. Outras informações sobre o projeto podem ser obtidas através do
link.