A equipe de higienização da Guarda Municipal trabalhou, nesta quinta-feira, 10, nas dependências da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), localizada no Bairro Costa Carvalho. Na quarta-feira, 9, o atendimento foi na sede da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), na Avenida Itamar Franco, e, nesta sexta, 11, o serviço será na sede da própria Guarda Municipal, onde toda semana é feita a profilaxia para controle da proliferação da covid-19 (coronavírus). A ação representa um reforço às medidas de enfrentamento à pandemia no município. Mais de 40 operações do tipo foram realizadas, em locais diferentes, de forma preventiva e voluntária.
O trabalho é mantido desde abril. Num primeiro momento, o procedimento foi adotado internamente, promovendo a limpeza da sede da Guarda como medida de proteção aos seus integrantes. Em pouco tempo, a ação chamou a atenção de outros setores e passou a ser oferecida mediante agendamento e fornecimento de insumos à equipe para a operação. A atuação segue todos os protocolos de segurança estabelecidos e repassados pelo Exército, em treinamento ministrado para integrantes da corporação.
Entre os locais contemplados com o tratamento químico, estão a Câmara Municipal, o estádio Municipal Radialista Mário Helênio, o Colégio Tiradentes, as sedes das secretarias de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Esporte e Lazer (SEL), os prédios da Defesa Civil, Vigilância em Saúde, do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4ºBBM), entre outros.
A descontaminação é um processo de higienização para a redução da carga viral sobre superfícies, objetos, equipamentos e dependências físicas. É feita com aplicação de solução de composto à base de quaternário de amônio ou de hipoclorito de sódio. A pulverização deste material contribui para minimizar a possibilidade de contágio no local.
Foto: Divulgação