Nesta quarta-feira, 16, a equipe de descontaminação da Guarda Municipal esteve na delegacia do Bairro de Lourdes, para profilaxia química do local. A agenda da guarnição está cheia. Na terça-feira, 15, o trabalho foi efetuado no terceiro e no sexto andar da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), que fica no edifício Ademar Rezende de Barros, no Centro. As ações se apresentam como reforço às medidas de enfrentamento à pandemia no município. A equipe já realizou mais de 40 operações do tipo, de forma preventiva e voluntária.
O trabalho é mantido desde abril, quando a equipe passou por treinamento junto ao Exército para descontaminação de áreas afetadas pelo coronavírus. Num primeiro momento, o procedimento foi adotado internamente, na sede da Guarda, como medida de proteção aos seus integrantes. A ação chamou a atenção de outros setores e passou a ser oferecida mediante agendamento e fornecimento de insumos a equipe para a operação.
A operação de descontaminação busca reduzir a carga viral sobre superfícies, objetos, equipamentos e dependências físicas a partir da aplicação de substâncias para este fim. A Guarda Municipal se utiliza de solução à base de quaternário de amônio ou de hipoclorito de sódio. A pulverização destes materiais contribui para minimizar a possibilidade de contágio no local higienizado.
Foto: Divulgação