Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página

Cumprindo determinação do Ministério da Saúde (MS)* e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG)**, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Saúde (SS), desmobiliza, a partir desta sexta-feira, 20, os leitos das Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) exclusivas para a Covid-19 no município, que passam agora a atender, como leitos normais, a população em geral.



Desde o dia 1º de Março, os leitos já não recebiam os financiamentos do MS e da SES/MG, como previsto nas publicações divulgadas pelos órgãos. Em virtude da imprevisibilidade da pandemia e para manter o melhor atendimento possível ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a SS/PJF decidiu, apesar do desfinanciamento, pela manutenção de cinco leitos de UTI do Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS) e os dez leitos pediátricos de UTI do Hospital João Felício, que serão encerrados nesta sexta.



Conforme o secretário de Saúde, Ivan Chebli, “optamos por mantê-los por mais algum tempo, por medida de segurança. Com a queda das internações nos últimos anos, com taxa de ocupação baixíssima, decidimos não manter mais esses leitos específicos, garantindo suporte para outros pacientes que necessitem das vagas, tanto dos leitos intensivos quanto os de enfermaria clínica”.



Importante destacar que, apesar da desmobilização, os pacientes que derem entrada em UTIs com sintomas de Covid-19 receberão o atendimento adequado em leitos que receberão isolamento e todos os procedimentos necessários para que a contaminação não se expanda. Os leitos pediátricos de UTI no João Felício serão convertidos, como prevê portaria estadual, para atendimento a pacientes com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).



Com o final da exclusividade de UTIs Covid-19, serão encerrados também os boletins diários de Regulação, com o número dos internados com a doença. O boletim vacinal continuará a ser divulgado semanalmente.






*Portaria GM/MS 4.226/2022



**Nota Informativa Conjunta SES/SUBVS-SVS-DVSS 2670/2022 e a Deliberação CIB-SUS/MG 3.746/2022.


uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.