Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
A equipe de descontaminação da Guarda Municipal está realizando etapa de reforço em locais onde já efetuou profilaxia contra o coronavírus. Na terça-feira, 15, o prédio da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), no Bairro Costa Carvalho, passou pelo procedimento. Nesta quinta-feira, 17, foi a vez do departamento dos agentes de trânsito da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), na Rua Maria Perpétua, 72, 5º andar, receber a higienização preventiva. A Guarda já realizou 22 ações de descontaminações fora da sua sede.

Durante a operação, os guardas municipais, treinados para descontaminação, aplicam produto químico em todas as dependências das unidades atendidas. Também são higienizados pontos de contato, como maçanetas, corrimãos, janelas, portões de acesso, escadarias e passeios. A medida visa minimizar a possibilidade de presença do vírus no ambiente.

A equipe utiliza o quaternário de amônio, produto de eficácia reconhecida na área hospitalar. Misturado à água e colocado em bomba atomizadora, o composto é pulverizado, deixando em suspensão minúsculas partículas que, ao caírem, têm alto poder de penetrabilidade e eficiência em redução da carga biológica sobre superfícies.

A Guarda Municipal foi habilitada para esta nova modalidade de trabalho, frente à pandemia de coronavírus. Em abril, integrantes da instituição, participaram de capacitação oferecida pelo Exército, para atuação em ações de descontaminação desta natureza. O curso foi conduzido pela Escola de Instrução Especializada (EsIE), organização militar que trabalha em ocorrências que envolvem armas químicas, biológicas, radiológicas e nucleares e no controle de seus efeitos. Também passaram pelo treinamento os servidores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) e Defesa Civil.

Semanalmente, o protocolo de descontaminação é realizado na sede da Guarda Municipal, como medida de proteção das equipes que circulam, todos os dias pelas dependências da unidade. O trabalho passou a ser feito em outras estruturas, mediante o fornecimento de insumos para a sua realização e agendamento junto ao comando da corporação.

Foto: Divulgação

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.