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Mais de dez mil notícias foram divulgadas no site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), pela Secretaria de Comunicação Pública (Secom), enviadas diariamente para a imprensa de Juiz de Fora e aos principais jornais do Estado. O balanço contempla o período de abril de 2018 a dezembro de 2020. Além disso, o portal recebeu 31.575.508 visualizações neste período.

Segundo o secretário de Comunicação Pública da PJF, Zilvan Martins, os profissionais da Secom tiveram um trabalho duplo neste ano de pandemia. “Trabalhamos com duas linhas de atuação ao mesmo tempo. Além do dever profissional de divulgar informações confiáveis para a população de Juiz de Fora, a Secretaria de Comunicação da Prefeitura também teve que desmentir vários boatos, as "fake news", que bateram recorde este ano por causa da covid-19.

Zilvan também destaca o trabalho transparente realizado pela administração municipal durante a pandemia. “Desde o início dos primeiros casos da doença na cidade, iniciamos a divulgação do boletim diário Covid-19 com número de casos confirmados, suspeitos e óbitos causados pelo coronavírus, além da ocupação do número de leitos de UTI e enfermaria do SUS e da rede privada e dos bairros com maior número de casos”, destaca o secretário.

Site Covid-19

Cinco sites foram criados, com destaque para o portal covid19.pjf.mg.gov.br, que apresenta informações transparentes sobre o cenário do novo coronavírus na cidade.

Além disso, mais de 1.500 peças foram produzidas pelo Departamento de Marketing para as redes sociais (Instagram e Facebook). Foram gerenciadas 22 campanhas de televisão, 25 no impresso, 37 no rádio. On-line, foram 75 dias de anúncios até 2019. No canal do Youtube da PJF, são 290 vídeos publicados, 331.963 visualizações e 3,1 milhões de impressões.

Podcast “Acontece JF”

A criação do Podcast “Acontece JF” ampliou a comunicação com o cidadão juiz-forano, garantindo fontes seguras de informação em relação a diversos assuntos municipais, como saúde, educação e meio ambiente. Desde sua criação, em março de 2020, foram 62 podcasts publicados. Foram divulgados periodicamente no site da PJF e nas plataformas on-line, como o Anchor, Spotify e o Google Podcast.

Bem Comum

No mesmo período, o “Bem Comum” realizou 85 ações. Mais de duas mil pessoas foram beneficiadas e mais de uma tonelada de alimentos foi doada. Caracterizado por um compromisso com a sociedade, o “Bem Comum” investe em iniciativas, através de parcerias com empresas públicas, privadas ou organizações não governamentais (ONGs), para oferecer alegria, cultura, bem-estar e integração a instituições assistidas por programas sociais e à população.

Além disso, 32 edições do “Bem Comum Lazer” foram realizadas. O projeto acontecia na Avenida Rio Branco, onde, a cada 15 dias, um trecho da via era liberado para atividades de lazer e esportivas. O projeto contou, ainda, com duas edições especiais, levando lazer, esporte, serviços gratuitos e atrações culturais a todos.

Na administração do prefeito Antônio Almas, o “Bem Comum Bairros” ganhou novo formato, com a transferência do gabinete do prefeito para o bairro atendido, durante a semana de realização do evento. Entre abril de 2018 e dezembro de 2019, foram realizadas seis edições do projeto, nos bairros Parque das Águas, Barbosa Lage, Santa Luzia, Grama, Santo Antônio e Caiçaras, levando serviços, diversão e interação entre o prefeito e a população.

Classificados do Bem

“Classificados do Bem” é uma campanha que busca aproximar indivíduos que queiram ajudar e instituições da cidade que precisam de apoio. As entidades divulgam suas necessidades de serviços voluntários nos canais da PJF, e os interessados em participar fazem contato direto com as instituições. Desde abril de 2018, foram 632 vagas anunciadas para trabalho voluntário, 157 pedidos de doação, 300 presentes arrecadados em parceria com o Instituto Você e 34 instituições beneficiadas.

Atendimento ao cidadão

Desde 2019, o Espaço Cidadão realizou mais de 220 mil atendimentos. Já os centros regionais (Norte, Nordeste, Sul e Oeste) somam, em média mensal (antes da pandemia), cerca de cinco mil atendimentos. Nas redes sociais, em média, a Secom atendeu, mensalmente, a 70 demandas enviadas pela população através do Facebook e Instagram. Com mais de dez mil usuários, o aplicativo Colab soma 15.459 publicações dos usuários. Além disso, cerca de 3.400 pessoas participaram de consultas públicas via aplicativo.

Engajamento e eventos

De abril de 2018 até dezembro de 2019, foram organizados e realizados 227 atos públicos, entre eventos de grande, pequeno e médio porte, incluindo conferências, seminários e inaugurações. Em 2020, até o início da pandemia, foram realizados 12 eventos públicos presenciais. Durante a pandemia, foram realizados 21 eventos on-line. No mesmo período, o departamento acompanhou a participação do prefeito Antônio Almas em 110 eventos externos. O departamento também promovia visitas a equipamentos públicos e reuniões com entidades comunitárias. Desde 2018, foram 63 ações neste sentido.

Fotos: Carlos Mendonça e Gil Velloso/Arquivo

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