Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
Um dos principais compromissos assumidos pela nova administração é valorizar o servidor público municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Para reforçar esse objetivo, logo em janeiro, a Prefeita Margarida Salomão sancionou a Lei Municipal nº 14.159, que reorganizou a estrutura da PJF, criando a Secretaria de Recursos Humanos (SRH). Dedicada exclusivamente a conduzir a gestão de pessoal, a Secretaria chega aos cem dias do novo governo contabilizando ações que têm reforçado seu papel de secretaria-meio, além de projetos que valorizam o servidor.

Logo no começo da nova gestão, foi iniciado todo um projeto visando à elaboração de diretrizes que pudessem nortear as ações e projetos da SRH. O projeto já resultou no “Imersão SRH”, uma oficina on-line com toda a equipe de gestão da Secretaria, com o objetivo de estabelecer missão, visão e valores da pasta, além de firmar quais as diretrizes serão utilizadas.

No mesmo objetivo, a SRH apresentou também seu plano de comunicação interna. Com a temática “SouServidor.PJF”, o projeto lista uma série de ferramentas e ações de forma a promover uma comunicação direta com o servidor, valorizando o funcionalismo municipal. O secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, explicou que “a proposta parte de três alvos: buscar que o servidor tenha conhecimento de todas as ações da Prefeitura, realizadas por secretarias diferentes da sua própria; fazer com que o servidor se veja como aquele que participa do dia a dia do Município e também que o servidor seja atendido em suas demandas naquilo que diz respeito ao setor de Recursos Humanos.” Entre as ações estão canais de comunicação pelo WhatsApp, e-mail, além de outros pontos, que podem ser conferidos aqui.

Covid-19

Visando atender às demandas da Secretaria de Saúde, a SRH tem mobilizado diariamente a equipe dos departamentos da Subsecretaria de Pessoas a fim de garantir a contratação de pessoal para a linha de frente de combate ao coronavírus (Covid-19), além das equipes de vacinação. Foram mais de 30 contratações de diversos cargos, como auxiliares de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e médicos.

Concursos públicos

Além disso, mesmo em meio às dificuldades impostas por legislações federais, o Município tem reforçado o corpo técnico de carreira da PJF, realizando efetivações de aprovados em concurso público, substituindo cargos em vacância e aposentadorias. Até abril, já foram 19 efetivações de aprovados nos editais 01, 02 e 03/2016 para vários cargos.

Demanda da categoria, a Administração deu um grande passo para a realização do concurso público para o Quadro do Magistério. Foi publicado o novo edital de licitação visando à contratação da entidade especializada para elaboração, organização e realização do certame. A concorrência ocorrerá no dia 4 de maio, às 9h30. De acordo com a prefeita Margarida Salomão, “esse concurso é mais uma promessa de campanha realizada pelo nosso governo. Todo o processo está sendo realizado visando à melhoria da qualidade no ensino público municipal”.

Estão previstas mais de 600 vagas, entre professores regentes A e B (PR-A e PR-B), Coordenador Pedagógico e Secretário Escolar. Entre as novidades na classe de PR-B, serão oferecidas também vagas para as modalidades de licenciatura em Teatro, Música e Dança, Música, além de Letras Libras e Artes Visuais.

Relações Institucionais

Responsável por intermediar e negociar avanços para os servidores, a SRH iniciou logo em fevereiro uma série de reuniões com os sindicatos representativos das diversas categorias do funcionalismo. Para o secretário Rogério de Freitas, “é muito importante que haja esse diálogo com as entidades sindicais, uma vez que os sindicatos atuam diretamente na ponta e são agentes que podem trazer demandas que a Prefeitura pode e precisa estar presente. Temos sido muito transparentes com os sindicatos quanto aos desafios da nova Administração, entendendo que este é o melhor caminho”.

Saúde Servidor

Buscar o aperfeiçoamento e fortalecimento do plano Saúde Servidor (PAS-JF) tem sido o alvo da nova Administração, responsável pela gestão do plano de saúde. Destaque nos primeiros meses foi o retorno do atendimento integral aos beneficiários do PAS-JF pelo Hospital Albert Sabin. “O hospital é uma porta de entrada muito importante para nós, do Saúde Servidor. É uma satisfação poder contar com essa parceria para atender aos beneficiários do plano”, destacou o secretário de Recursos Humanos. Essa e outras ações têm sido divulgadas no perfil do plano no Instagram, ferramenta que faz parte da proposta de comunicação da SRH. A página pode ser acessada no @saudeservidorjf.

Capacitação e treinamentos

A Escola de Governo tem realizado uma série de ações, projetando a inclusão de novas tecnologias nos cursos oferecidos até então pelo departamento. Assinado recentemente o decreto que regulamenta o pagamento de gratificação pelo exercício de atividade de instrutor de treinamento, em curso de capacitação, aperfeiçoamento ou formação, promovido pela PJF, a regulamentação abre possibilidades para avanços em relação à implementação da modalidade de Educação à Distância (EaD) em parceria com outras instituições.

A Escola de Governo também sediou, no início de março, a primeira edição da “Integração Setur”, dedicada aos servidores da Secretaria de Turismo. A oficina teve o objetivo de promover o nivelamento de conhecimentos e informações básicas da Administração Municipal aos servidores. A oficina foi conduzida pelo departamento de Desenvolvimento do Servidor, em parceria com a Setur.

Servidores contra a fome

A SRH também foi responsável por engajar, através de parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), a campanha “Juiz de Fora Solidária” entre os servidores da PJF. Com o apoio do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), foram abertos postos de coleta de alimentos em diversos pontos da Administração. “Foi uma forma de demonstrar e reforçar a solidariedade do servidor neste momento difícil que o país enfrenta, em que muita gente tem passado fome. Desta forma, somamos esforços junto à SEDH para ampliar a campanha entre os servidores, e com o apoio muito importante do Sinserpu”, destacou o secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas.


Foto: Carlos Mendonça



uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.