Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 27, as secretárias de Saúde, Ana Pimentel, e de Educação, Nádia Ribas, apresentaram os protocolos de segurança sanitária e de monitoramento dos casos de Covid-19 na comunidade escolar.

Desde março de 2020, com o surgimento do coronavírus e as complicações da pandemia, as escolas encerraram presencialmente as atividades, mantendo o atendimento on-line e remoto. “Importante destacar que as nossas escolas e nossos profissionais não ficaram um dia sequer sem trabalhar. O ensino remoto foi muito forte e as escolas funcionavam, e funcionam, entregando os kits alimentação e apostilas de apoio para os alunos que precisam, além de reuniões de professores e da direção”, reforça a secretária de educação, Nádia Ribas.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) reconhece que as escolas têm um importante papel no desempenho educacional. Porém, para que essa garantia de direito ocorra de forma segura e preparada, o município vem, ao longo de meses, preparando as instituições de ensino para este retorno presencial seguro e consciente. Após a abertura gradativa de vários serviços, com a diminuição dos casos novos e graves da Covid-19, e principalmente com o avanço da vacinação, que está atingindo todo o público, as secretarias se prepararam para que a retomada das atividades de ensino presenciais aconteçam de forma gradual e segura.

Pensando nisso, foi criada uma Plataforma de Monitoramento da Covid-19 no site da PJF , para notificação dos casos suspeitos e/ou confirmados, para que seja diretamente acompanhada pela Secretaria de Saúde. Outra medida adotada pela secretaria de saúde foi a publicação da Nota Técnica 04/2021, que apresenta todas as medidas de retomada e monitoramento, que pode ser consultada por pais e responsáveis.

Tal nota técnica foi construída junto à secretaria de Educação e foi amplamente apresentada e discutida com os profissionais das escolas, assim como, com os profissionais dos serviços de saúde. Importante destacar alguns pontos, para que todo processo ocorra de forma segura: uso obrigatório de máscaras em alunos e trabalhadores, lavagem das mãos, etiqueta respiratória e limpeza e manutenção frequente das instalações.

Os alunos e profissionais das instituições escolares que apresentarem sintomas, serão obrigatoriamente notificados, tanto pelas instituições de ensino, quanto pelos serviços de saúde e serão isolados e encaminhados para avaliação e monitoramento, seguindo o protocolo já vigente. Será realizado, conjuntamente, o rastreamento de contatos em combinação com isolamento e quarentena, quando indicado. A secretaria de saúde estabelece que quaisquer alunos e profissionais da educação, não compareçam às instituições de ensino quando apresentarem sintomas, e que procurem o serviço de saúde mais próximo, a fim de serem monitorados.“Ressaltamos aqui, a importância dos pais/responsáveis de manterem as instituições de ensino informadas sobre qualquer alteração e que atentem-se ao aparecimento desses sintomas. Eles também devem comunicar a secretaria de saúde em se souberem de casos suspeitos/confirmados. é função de toda a sociedade fazer o rastreio da doença e impedir que ela se espalhe”, afirma Ana Pimentel.

Concomitantemente, é fundamental que os pais/responsáveis atualizem o cartão de vacina das crianças e adolescentes, para que evitemos o surgimento de novas doenças. A secretária de Saúde também destacou a compra de cinco mil testes de Covid-19 antígenos para a comunidade escolar.”Além dos testes rápidos, temos dez leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátricos, no Hospital João Penido, e 15 leitos de enfermaria distribuídos por outras unidades hospitalares de Juiz de Fora”, reforça Ana.

Confira o documento em anexo

Foto: Carlos Mendonça





uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.