Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
O Parque Municipal de Juiz de Fora completa, nesta sexta-feira, 12, um mês de funcionamento. Inicialmente cedido à Prefeitura no dia 31 de maio, em comemoração aos 171 anos da cidade, o espaço recebeu um número significativo de visitantes nos últimos 30 dias, que puderam desfrutar de uma área de 5.779,24 m², com estrutura para prática de esporte e lazer, além de atividades culturais e eventos diversos.

Desde o dia 12 de outubro, o Parque Municipal passou a ser destino constante de visitas por parte dos moradores da cidade em seus momentos de lazer. Em 30 dias de funcionamento, o Parque já recebeu 4.911 visitantes, e foi cenário de descontração, encontros de família, prática de exercício físico, momentos de relaxamento e muitas fotos. Além disso, duas organizações filantrópicas fazem a venda de alimentos e bebidas para quem passa pelo parque.

O Parque Municipal é um local popular, aberto à população de forma gratuita, como destaca o secretário de Esporte e Lazer, Marcelo Matta. “Acredito que a visão que a prefeita teve de transformar aquele espaço em uma unidade de lazer para cidade, como um parque popular, foi fantástico para Juiz de Fora. O Parque é um espaço muito bonito, bem cuidado e os visitantes são muito bem recebidos, e a gente tem percebido, no dia a dia, o respeito que eles estão tendo com o local”.

O secretário de Comunicação Pública, Márcio Guerra, ressalta que o Parque tem cumprido a proposta para o qual ele foi projetado, que é oferecer entretenimento de qualidade à população. “Um mês de Parque Municipal demonstrou o quanto a cidade é carente de espaços para lazer gratuito, que ofereça oportunidade das famílias, dos amigos se reunirem e estarem juntos para aproveitar os momentos de lazer na cidade. E a Prefeitura, com isso, cumpre mais um papel social e a gente espera que a cada dia esse número de frequentadores continue aumentando”.

Segundo o secretário de Turismo, Marcelo do Carmo, “é gratificante ver a felicidade das famílias, a alegria das crianças ao poderem novamente sair de casa, ocupar espaços públicos ao ar livre, vem sendo uma experiência muito boa. Um projeto que foi altamente aprovado pela população nesse primeiro mês de funcionamento”.

Campanha “Sua foto no Parque Municipal”

Como forma de comemorar esse primeiro mês de funcionamento do Parque Municipal, a Secretaria de Comunicação Pública (Secom) iniciou a campanha “Sua foto no Parque Municipal” para divulgar os registros fotográficos dos visitantes. Para participar, acesse os Stories do Instagram da Prefeitura de Juiz de Fora e clique em “Responder” na foto com identificação da campanha.

Funcionamento

O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, sendo que a entrada no local termina às 16h. Para o feriado da Proclamação da República, desta segunda-feira, 15, o parque funcionará normalmente. Na terça-feira, 16, estará fechado para visitação. O Parque Municipal fica na rua do Contorno, sem número, no bairro Nova Califórnia.

Comprovação de vacinação

No caso de pessoas com idade igual ou superior a 12 anos, o acesso só será liberado mediante apresentação de carteira de vacinação ou do aplicativo Conecte SUS, que comprove a aplicação da primeira, segunda ou terceira dose contra o coronavírus, seguindo o calendário de cada faixa etária no município.

As normas sanitárias incluem ainda aferição de temperatura na entrada do parque, uso de máscara durante todo o período de permanência nos locais, distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas e uso de álcool em gel.

Animais no Parque

Para quem é amante dos animais, temos alguns cuidados. O Parque é um local de natureza, e temos a sorte de termos visitantes silvestres, como Saguis, e é muito importante que esses animaizinhos não sejam alimentados, pois essa prática é errada e até perigosa para a saúde deles.

Para quem quer levar o seu cachorro para passear no Parque, também temos algumas regras. Cães das raças Pitbull e suas variações - como Staffordishire, Bull Terrier, American Bully -, além do Rottweiler, Fila Brasileiro, Doberman e Mastim Napolitano, devem usar a focinheira, pois são considerados como raças de potencial agressivo, segundo a legislação brasileira. Os demais podem passear pelo Parque sem restrições, mas é indispensável o recolhimento dos dejetos do pet, independente da raça.

Gestão do Parque Municipal

O Parque tem gestão do Comitê Gestor vinculado à PJF, de caráter permanente e com capacidade deliberativa. A direção se dá de maneira tripartite, entre membros da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), da Secretaria de Turismo (Setur), da Secretaria de Comunicação Pública (Secom). Além disso, o projeto terá acompanhamento da Secretaria de Transformação Digital e Administrativa (STDA), da Secretaria da Fazenda (SF) e da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Foto: Carlos Mendonça


uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.