Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
O Pam Marechal passa a aplicar vacinas contra a Covid-19 das 14h às 20h, de segunda a sexta, a partir desta quinta-feira, 18. A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) expande seu horário de atendimento, voltando a ter vacinação noturna. Com a mudança de horário, essa nova janela de imunização que se abre, das 16h às 20h, é mais um fator que visa a facilitar o acesso das pessoas aos imunizantes. A vacinação no período da noite atende a pedidos de parte da população que agora terá mais facilidade para receber a vacina após o expediente de trabalho. O Pam Marechal fica na Rua Marechal. Deodoro, nº 496, no Centro.

Ao longo da campanha de imunização contra a Covid-19 no município, mais de 60 pontos de vacinação foram utilizados para levar a vacina mais perto das pessoas, inclusive realizando vacinação na zona rural e utilizando 47 UBSs espalhadas por todas as regiões da zona urbana. A imunização realizada aos sábados, vacinação no modelo drive-thru, vacinação de acamados realizada em casa por equipes de saúde, aplicação de vacinas em locais de atendimento especial e esta expansão do horário de atendimento no Pam são algumas das ações que buscam atingir o maior número de pessoas possível, levando em conta as peculiaridades de cada grupo.

Números expressivos

Juiz de Fora ultrapassou a marca de 880 mil doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, com 445 mil pessoas tendo recebido ao menos uma dose e 380 mil vacinadas com duas doses ou vacina de dose única, o que representa mais de 70% da população. O município se aproxima do número de 60 mil pessoas imunizadas com a vacina de reforço, que no momento é destinada aos idosos a partir de 60 anos, aos trabalhadores da saúde e aos imunossuprimidos. Quando se fez necessário no começo deste ano de 2021, foram expandidos o número de leitos de UTIs Covid de 100 para 168, já os leitos de UTI Covid Infantil passaram de apenas um para dez. Toda essa logística e o esforço de tantos profissionais no combate à pandemia, sempre priorizando a vida das pessoas e a saúde pública de qualidade, faz com que os números de mortes e casos de contaminação caírem nos últimos meses em nossa cidade.

Públicos vacinados

Ao longo desta semana, recebem a primeira dose contra o coronavírus todas as pessoas de 12 anos ou mais que por qualquer motivo ainda não tenham buscado pela vacina. As segundas doses de AstraZeneca e Coronavac estão disponíveis de acordo com a data do cartão de vacina. Enquanto o aprazamento (intervalo entre a primeira e segunda dose) de AstraZeneca é de 12 semanas e o da Coronavac é de 28 dias. Já as 2ª doses do imunizante Pfizer são aplicadas nas pessoas que receberam a dose inicial há pelo menos oito semanas. As vacinas de reforço são destinadas aos idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores de saúde de qualquer faixa etária, em ambos os casos que tenham recebido a D2 há pelo menos cinco meses. Os imunossuprimidos que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais também têm direito à dose de reforço.

Outros locais de vacinação

Além do Pam Marechal, que agora realiza a imunização das 14h às 20h, as Unidades Básicas de Saúde referência dos bairros Nossa Senhora de Lourdes, Bandeirantes, Benfica, Milho Branco, Nossa Senhora Aparecida, Santa Cecília, Santa Luzia, São Pedro, Progresso e Vila Ideal realizam a vacinação das 8h às 11h e das 13h às 16h, às segundas, terças, quartas e sextas-feiras, enquanto às quintas funcionam de 8h às 12h. Outras 36 UBSs fazem a vacinação contra a covid diariamente das 8h às 11h, enquanto à tarde realizam a vacinação de rotina. O Departamento de Saúde do Idoso oferece primeiras, segundos doses e vacinas de reforço exclusivamente para os idosos de 60 anos ou mais, das 8h às 11h.

uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.