Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página
“Os professores tiveram muita paciência e alta competência para nos ensinar a gostar da informática, que já não é mais um bicho de sete cabeças, e pode ser muito bacana, principalmente se tivermos uma equipe, por trás, para nos auxiliar”. É assim que o professor de química da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Biorquino Luiz Prado, conta, com gratidão, sobre a experiência com o curso “Recursos Básicos de Informática”, realizado de forma remota, oferecido pela Escola de Governo Municipal (DEG) da secretaria de Recursos Humanos (SRH) da PJF em parceria com a secretaria de Educação (SE).

Ele foi um dos quase 300 profissionais da SE, entre professores, coordenadores pedagógicos e secretários escolares, que participaram do curso realizado durante 2021. Ao todo, foram oito turmas, com cerca de 30 alunos cada uma, com aulas ao vivo e gravadas. O depoimento de Bioquino e de outros colegas de profissão estão na reportagem especial produzida pela SRH. No vídeo colaborativo, os professores, que se transformaram em alunos, e os docentes que conduziram as aulas fazem um balanço sobre o treinamento.

“O curso abordou diversas ferramentas e assuntos na área tecnológica, que propiciou a nós, professores, uma melhoria de nossos trabalhos nesse tempo de pandemia”, contou a professora Andreia Alessandra Chagas. Para a docente, Kátia Casimiro, “o curso ampliou os horizontes como educadora”.

A realização do curso ocorreu como desdobramento do levantamento das necessidades dos professores e professoras da SE no primeiro semestre de 2021, que apontou a dificuldade de parte dos docentes com as ferramentas on-line, que se tornaram comuns durante a pandemia do novo coronavírus, mas que nem todos dominavam. Desta forma, foi desenvolvida uma programação que pudesse abarcar todas essas necessidades, resultando num curso com carga horária de 90 horas.

“Durante todo o período de pandemia tentei em alguma medida minimizar os seus impactos em nossa prática, sobretudo nesse novo modelo que já era uma demanda antiga e que o isolamento presencial consolidou: o tecnológico. Essa ação de formação continuada dos profissionais da rede é muito importante e já tem dado bons frutos,” destacou o professor do curso, Josélio Júnior. Para a gerente da Escola de Governo, Marina Neves, o curso mostrou que "é possível, sim, aprender técnicas, desenvolver projetos, conteúdos programáticos e materiais didáticos usando tecnologia no seu dia a dia, independentemente de estarem ou não no trabalho remoto”.

Assista ao vídeo:




Foto: Pixabay


uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.