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Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19)

Ações promovidas pela Prefeitura de Juiz de Fora

fiscalizao em onibus

#JFcontraoCoronavírus

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A Prefeitura de Juiz de Fora, por meio de suas secretarias diretas, indiretas e autarquias, promove diversas ações para combater o Coronavírus no município.

A partir do decreto 13.893/2020, a PJF resolveu tomar algumas medidas preventivas para que o cidadão pudesse ter acesso às informações sobre esse novo vírus, bem como as formas de proteção - como distanciamento social, isolamento domiciliar e, até mesmo, através do Decreto 13.975, o uso obrigatório de máscaras pelos cidadãos ao transitarem pelas ruas, que estiverem em prédios públicos e privados e também no transporte - coletivo, individual, táxi ou por aplicativo, de forma mais segura. Tudo isso para evitar a propagação do Coronavírus em Juiz de Fora. Veja aqui quais outras medidas estão sendo tomadas:

  • Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid 19
  • O prefeito Antônio Almas formalizou a criação do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid 19, com participação das polícias Militar e Civil, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Corpo de Bombeiros, Defensoria Pública, Câmara de Dirigentes Lojistas de Juiz de Fora (CDL/JF), Conselho Municipal de Saúde, hospitais particulares da cidade, 4ª Brigada de Infantaria Leve de Exército, Ministério Público e Câmara Municipal. A necessidade de parceria com outros órgãos surgiu após as primeiras ações implementadas pelo comitê de combate ao coronavírus, criado em 17 de março pela Prefeitura.

    A Prefeitura declarou estado de calamidade pública em Juiz de Fora em razão da pandemia decorrente do coronavírus (covid-19) através do Decreto nº 13.920, publicado na tarde de 7 de abril, no Atos do Governo. Ficam mantidas as disposições contidas na situação de emergência de que trata o Decreto nº 13.894, de 18 de março de 2020, bem como as medidas preventivas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional relacionadas ao novo coronavírus. O novo decreto permite avançar nas questões fiscal, orçamentária e econômica, essenciais para garantir que o município enfrente a pandemia.

  • Higienização e descontaminação de locais públicos
  • Desde março, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), tem realizado desinfecção em diversos pontos da cidade. As medidas adotadas são para evitar a disseminação da covid-19 (coronavírus). As ações cumprem agenda estabelecida, para contemplar inúmeros lugares de maior circulação de pessoas.

    Para a programação semanal, o Demlurb utiliza o próprio caminhão pipa ou o cedido pela Cesama, e executa a limpeza com hipoclorito de sódio, produto apropriado para higienização e desinfecção total da área, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os profissionais envolvidos na atividade utilizam materiais de segurança, como máscaras e roupas específicas e protetoras. A limpeza dos locais com hipoclorito de sódio, no entanto, não desobriga a população de se prevenir, quando, eventualmente, precisar sair de casa.

    Semanalmente são higienizados e desinfetados os centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros Grama, Linhares, Vitorino Braga, Costa Carvalho, Olavo Costa, Benfica, Barbosa Lage, Santa Cruz, São Pedro, Ipiranga e no Centro, e o Especializado de Assistência Social (Creas - Infância e Juventude) e o Especializado de Assistência Social (Creas) no Jóquei Clube. Receberam os serviços também as seguintes unidades de atendimento social: casas “São Camilo de Lélis”, de Passagem da Mulher, Para Homens e “Dilermando Cruz”, do Centro de Educação do Menor (CEM) e a de Repouso “Madre Maria São Miguel”, Fundação Espírita “João Freitas”, centros de Referência (em Direitos Humanos), Pop e de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), Abrigo “Santa Helena”, Lar do Idoso “Santa Luiza de Marilac” e Núcleo Travessia.

    O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) realizou a higienização em 93 pontos de ônibus da cidade, nas avenidas Rio Branco, dos Andradas, Francisco Bernardino, Itamar Franco, Getúlio Vargas e Ruas Barão de Cataguases, Batista de Oliveira e Silva Jardim. O trabalho é realizado uma vez por semana em todos os pontos.

    A ação de higienização já aconteceu em frente aos hospitais Santa Casa de Misericórdia, "João Penido", "Ana Nery", Unidade Regional Leste, “Albert Sabin”, “Monte Sinai”, “Nove de Julho”, Pronto Socorro (HPS), “João Felício” e Maternidade “Therezinha de Jesus” e UPAs dos bairros Santa Luzia, Benfica e São Pedro.

    Receberam os serviços também as unidades de atendimento social Casa “São Camilo de Lélis”, Fundação Espírita “João Freitas”, as casas de Passagem da Mulher, Para Homens e “Dilermando Cruz”, do Centro de Educação do Menor (CEM) e a de Repouso “Madre Maria São Miguel”, o Centro Pop, o Abrigo “Santa Helena”, o Lar do Idoso “Santa Luiza de Marilac”, Casa “São Camilo Lélis”, Fundação Espírita “João de Freitas  e o Núcleo Travessia.

    Foram higienizados os centros de Referência de Assistência Social (Cras) nos bairros Benfica, Barbosa Lage, Santa Cruz, São Pedro, Ipiranga, Grama, Costa Carvalho, Olavo Costa, Centro, Vitorino Braga e Linhares, os centros de Referência (em Direitos Humanos) e o Especializado de Assistência Social (Creas) no Jóquei Clube e o especializado de Assistência Social (Creas - Infância e Juventude) receberam a limpeza completa com desinfecção e higienização . 

    Avenida Getúlio Vargas e as Ruas Mister Moore, Halfeld (Calçadão), São Sebastião, Roberto de Barros, Benjamin Colucci, São João, Braz Bernardino, Rua Marechal Deodoro, Rua Batista de Oliveira e em frente o Largo do Riachuelo já receberam a lavação, assim como o Parque Halfeld e Praças do Manoel Honório, Riachuelo, da Estação, do Bairro Benfica, do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e Antônio Carlos, além das praças Doutor Asclepíades da Paixão Lucas e Aero Gomes Carneiro, em Grama e Praça São Mateus. O Cemitério Municipal “Nossa Senhora Aparecida” também recebeu a ação.

    Unidades básicas de Saúde (UBSs) dos bairros Vila Ideal, Furtado de Menezes, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus, Ipiranga, Benfica, Santa Luzia, Santa Cruz, São Judas Tadeu, Jóquei Clube 1, Filgueiras, Santa Luzia, Benfica, São Pedro, Vila Olavo Costa, Grama, Granjas Bethânia, Parque Guarani, Bandeirantes, Teixeiras, Santos Dumont e Nossa Senhora das Graças, Nova Era, Borboleta, Jardim Natal, Milho Branco, Marumbi e Monte Castelo.

    Medidas de proteção são reforçadas para os servidores do Demlurb e da Guarda Municipal

    Para evitar a proliferação do coronavírus, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) reforçou medidas de higienização e desinfeção nos caminhões coletores de lixo. O trabalho é realizado sempre que os veículos voltam para a garagem. Os equipamentos de proteção individual (EPIs) também foram disponibilizados para todos os servidores. Cartazes informativos sobre a prevenção contra a covid-19 também foram colocados para melhor informar os trabalhadores. Todos os caminhões coletores de lixo receberam reservatórios de água “barrica corote”, para os garis higienizarem as mãos durante os trabalhos. 

    A Guarda Municipal está adotando novos procedimentos junto ao seu efetivo para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo Coronavírus (covid-19). Entre as mudanças estão a higienização de equipamentos entregues aos agentes diariamente, para uso em serviço, como armamento não letal e bastão, a disponibilização de material para limpeza interna das viaturas.

    Periodicamente, é feita a descontaminação da sede da Guarda. Pátio, vestiários, salas dos serviços administrativos recebem aplicação de produto para este fim. O procedimento visa à prevenção da doença entre os integrantes da GM. Diariamente, circulam pela unidade mais de 70 servidores, que atuam em via pública e cuja atividade está no rol dos serviços essenciais.

    A Guarda Municipal foi treinada para descontaminação operacional áreas afetadas pelo coronavírus. Além da própria sede, a equipe vem levando a profilaxia a outros setores, mediante agendamento e fornecimento de insumos. Entre os locais, já descontaminados, estão unidades do Corpo de Bombeiros (UFJF e Centro), Câmara Municipal dos Vereadores, Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), prédio sede da Vigilância em Saúde. Somam-se a estes, trabalho feito em conjunto com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), na Delegacia de Polícia Civil, no colégio Tiradentes, nas unidades do Hospital Universitário (Santa Catariana e Dom Orione) e no Hospital de Pronto Socorro (HPS). O processo de descontaminação busca reforçar a prevenção da ocorrência da Covid-19, reduzindo a carga biológica por meio de profilaxia química.

  • Comboio de Prevenção ao Coronavírus
  • A fim de levar ações de orientação e de fiscalização à população e ao comércio, a Prefeitura está realizando o comboio de prevenção ao Coronavírus em diversas áreas da cidade. A ideia é reforçar a presença dos órgãos municipais nas localidades monitoradas com maior índice de descumprimento às medidas de isolamento e às regras de funcionamento do comércio. Participam da ação fiscais de posturas, guardas municipais, agentes de trânsito e de endemias, servidores da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da abordagem social, da Defesa Civil, militares do Corpo de Bombeiros e equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb).



    A dinâmica inicia com passagem pelas principais ruas de cada bairro, com emissão de mensagem sonora preventiva. Depois vem o trabalho de corpo a corpo. O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância do cumprimento das medidas de prevenção à doença, bem como às determinações legais relativas ao comércio. A etapa é finalizada com a descontaminação, feita pelos servidores do Demlurb, em equipamentos urbanos no entorno do ponto onde ocorre a abordagem

  • Ações conjuntas de fiscalização
  • A Prefeitura atendeu mais de 900 denúncias por descumprimento do Decreto Municipal nº 13.893 de combate à pandemia até o início de maio. As denúncias podem ser feitas pelos telefones 153 (24 horas) ou 3690-7507 (de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas). A fiscalização é feita por fiscais de posturas da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), Guarda Municipal e agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra).

    Toda semana, de quinta a domingo, uma força-tarefa formada por fiscais de posturas, guardas municipais e agentes de transporte e trânsito percorre bairros da cidade em vistoria de fiscalização. As equipes verificam o cumprimento das normas relativas ao comércio, em vigor durante a pandemia de coronavírus. As diligências são realizadas com foco nos locais denunciados pela população à Prefeitura, através da central da Guarda Municipal, no telefone 153; da Semaur, pelo 3690-7507 e do canal Ouvidoria do Município Fala.Br. Esses registros de denúncias determinam o planejamento semanal de fiscalização.

    A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) e representantes de supermercados de Juiz de Fora se reuniram para discutir sobre as inúmeras denúncias de possíveis preços abusivos praticados pelos supermercados.

    O Procon/JF também está orientando pessoas envolvidas em diversos eventos, inclusive casamentos, já que muitos noivos resolveram adiar suas cerimônias e agora estão em dúvida quanto aos seus direitos perante os fornecedores. A orientação é que os noivos procurem os comerciantes contratados e combinem nova data para o evento. O Procon também se reuniu com produtores de eventos e representantes de casas de shows para tratar sobre cancelamento das atividades e devolução do dinheiro do ingresso. Os atendimentos no Procon /JF estão sendo realizados pela internet consumidor.gov.br ou pelos telefones 3690-7610 e 3690-7611. As audiências de conciliação estão suspensas por tempo indeterminado.

  • Outros canais de denúncia
  • O descumprimento às normas de enfrentramento à pandemia de coronavírus no município pode ser denunciado. Toda a denúncia recebida é registrada para atendimento posterior, conforme planejamento.

    Veja onde denunciar: .
    153 Central da Guarda Municipal (24h) .
    3690-7507 (fiscalização-horário administrativo)
    Fala.BR - acesse: www.pjf.mg.gov.br/secretarias/cgm/ouvidoria/canais/falabr.php

  • Profissional da saúde
  • Os profissionais de saúde diretamente ligados ao atendimento da Covid-19 estão recebendo acolhimento psicossocial, incluindo a formação de pequenos grupos de intervenção e atendimento psicológico online e presencial.

    A Prefeitura lançou, em suas redes sociais, campanha demonstrativa de gratidão aos servidores públicos que continuam atuando em suas áreas, consideradas essenciais, durante o período de isolamento social. No instagram @prefeituradejuizdefora e no facebook.com/JuizdeForaPJF serão postadas imagens desses servidores propondo a reflexão da população para essa realidade.

    Após reunião entre a Secretaria de Saúde e a Superintendência Regional de Saúde (SRS), a Prefeitura de Juiz de Fora ofereceu capacitação para toda a rede de assistência à saúde da cidade sobre como proceder em casos suspeitos do coronavírus na cidade. A ação envolveu todas as unidades básicas de saúde (UBSs), de urgência e emergência, de Pronto Atendimento (UPAs), Regional Leste, Pronto Atendimento Infantil (PAI) e HPS, além da rede particular do Município.

  • Tributos municipais e multas
  • A Prefeitura suspendeu a aplicação de multas e juros por atraso nos pagamentos dos tributos municipais, e altera o prazo das cobranças com vencimento em abril, maio e junho para julho, agosto e setembro, respectivamente. A medida foi tomada devido à pandemia de Coronavírus (Covid-19).

    A Settra prorrogou por 90 dias a data de recebimento da notificação por infração de trânsito no município, aderindo parcialmente à deliberação nº 185, de 19 de março de 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Dessa forma, não há necessidade do cidadão comparecer à sede da Settra. Fica facultado o envio de seus formulários de defesa de autuação, recurso de multa e formulário de indicação de condutor infrator, pelos Correios. Recursos de multas estão prorrogados por tempo indeterminado, podendo ser realizados logo após o término do decreto de combate ao covid-19.

    Em virtude da pandemia do coronavírus (covid-19), requerimentos para lançamento do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) deverão ser feitos exclusivamente através do e-mailitbi@pjf.mg.gov.br. Interessados deverão preencher o formulário disponível em pjf.mg.gov.br/formulários/itbi, salvar e enviá-lo juntamente com a documentação exigida.

    Em virtude das questões de isolamento social, o atendimento para inscrição no Cadastro Mobiliário de Contribuintes (CMC), emissão de Certidão de Valor Venal de Imóvel e de validade de Certidão Negativa de Débito (CND) passou por mudanças que podem ser conferidas neste link: (https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=67962).

    A Settra prorrogou o pagamento das parcelas de março, abril, maio e junho da outorga dos permissionários de táxi no Município, para quatro meses após o pagamento da décima e da última parcela. A medida faz parte do enfrentamento à covid-19, que visa o recolhimento social, o que afeta também, diretamente, os taxistas.

    A Subsecretaria de Receita da Secretaria da Fazenda (SF) fez parceria com o Sinercom – Núcleo de Contadores e Consultores. Os contribuintes que tiverem quaisquer dúvidas relativas às receitas relacionadas ao Município poderão enviá-las ao núcleo, que está em permanente contato com a SF.

  • Solidariedade
  • A Prefeitura lançou a campanha “Fique em Casa” que consiste em conscientizar a população, através das redes sociais, com vídeos em que personalidades da cidade pedem à população para manterem em isolamento durante a pandemia. Os vídeos podem ser vistos nas páginas da PJF e do prefeito Antônio Almas, no instagram e no facebook (@prefeiturajuizdefora; facebook.com/PJF) e (@antonioalmasoficial; facebook.com/antonioalmas).

    A Prefeitura lançou "Drive thru solidário" na Praça CEU com proposta de recolhimento de alimentos, material de limpeza e itens de higiene pessoal para montagem de cestas básicas que serão distribuídas para pessoas em vulnerabilidade social. A campanha, realizada até 8 de maio, permitiu que as pessoas fizessem as doações sem saírem dos carros, garantindo condições de distanciamento previstas no protocolo de enfrentamento ao coronavírus.

    A Prefeitura realizou chamamento público para recebimento de itens de combate à pandemia. A lista completa dos materiais e as diretrizes para doações foi disponibilizada nos editais nº 412 (Equipamentos) e nº 413 (Bens e produtos). Os editais foram abertos para a participação de pessoas físicas e jurídicas.

    Alunas das oficinas de artesanato da Praça CEU produzem mais de dez mil máscaras de proteção individual. As peças foram confeccionadas em ambiente domiciliar, em algodão, sendo parte da produção doada para profissionais de saúde de Juiz de Fora. Outra é comercializada para viabilizar a compra de material e a manutenção da produção. As alunas recebem em casa todo material (tecido, linha e elástico) recebendo R$ 0,50 por unidade entregue.

    As empresas e entidades que estão distribuindo cestas básicas na cidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social, devem procurar as secretarias de Desenvolvimento Social e de Desenvolviment Econômico, Turismo e Agropecuária (Sedeta) da Prefeitura. Nessas secretarias estão sendo organizadas o fluxo de entrega com o objetivo de manter o distanciamento social. Os interessados em fazer doações deverão entrar em contato com o Departamento de Abastecimento da Sedeta, pelos telefones 2104-7010, 98702-7890 e 99176-2964 para agendar as entregas.

    A Secretaria de Comunicação Pública (Secom) da PJF, através do programa “Bem Comum” divulgou o “Classificados do Bem – Juntos a Distância”, edição especial, com o objetivo de arrecadar doações de itens essenciais para a continuidade do trabalho social das instituições parceiras, ao invés da apresentação de oportunidades de trabalho voluntário presencial. A listagem dos produtos e das instituições está neste link: (https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=68011).

  • Pessoas em situação de rua
  • A PJF, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, abriu mais um espaço de atendimento emergencial, 24 horas, às pessoas em situação de rua. Durante o período de isolamento social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Santa Luzia passa também a ser local de acolhimento para 25 usuários já cadastrado na Casa de Passagem Para Homens.

    A SDS, através da equipe de Abordagem Social, distribuiu kits com sabonete e duas máscaras para a população em situação de rua, exclusivamente para pessoas que não frequentam os serviços ofertados pelo Município. Junto com esta ação, foram instalados pontos de água em regiões estratégicas da cidade, como nas praças Antônio Carlos, Riachuelo e Teotônio Vilela. Com isso, a pessoa em situação terá condições de cuidar das mãos e se proteger com as máscaras.

    A SDS passou a oferecer refeição para pessoas que estão em situação de rua no Centro Pop, no Centro de Referência em Direitos Humanos e nas casas de Passagem para Mulheres e para Homens, da Cidadania, no Centro de Educação do Menor (CEM) e na Escola Municipal “Dilermando Cruz”. A medida foi tomada devido ao Restaurante Popular não estar mais servindo almoço, após ser fechado como forma de evitar aglomeração. Nos locais abertos emergencialmente para esse público, serão oferecidos acolhimento, durante o período de isolamento, para pessoas que normalmente não aderem aos serviços já existentes.

  • Equipamentos para o enfrentamento ao Covid
  • A Secretaria de Saúde recebeu mais de 300 mil máscaras cirúrgicas de proteção e dez mil litros de álcool líquido 70% para profissionais de saúde que estão atuando nas diversas unidades do município. As compras foram realizadas antes do Município decretar Estado de Calamidade Pública e teve como base a Lei 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, alterada pela medida provisória 926 de 2020.

    Servidores do Demlurb receberam equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar a proliferação do coronavírus. Além disso, foram reforçadas as medidas de higienização e descontaminação nos caminhões coletores, realizadas sempre que os veículos voltam para a garagem. Cartazes informativos sobre prevenção foram colocados no local para melhor informar os trabalhadores.

    A Guarda Municipal recebeu remessa de máscaras, luvas e álcool em gel para a proteção diária de sua equipe neste período de pandemia de coronavírus. O material foi repassado diretamente pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública devido à habilitação da Guarda junto à união.

  • Campanhas
  • A Prefeitura está realizando campanhas educativas nas ruas e nos transportes coletivos sobre a importância, uso correto e higienização de máscaras, em vários pontos da cidade. As abordagens contam com distribuição de panfletos e orientações dadas por fiscais de posturas da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur), agentes da Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) e os de Saúde, além dos guardas municipais da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), com distribuição de panfletos.

    A Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) lançou a campanha #ViralizaCultura, com o objetivo de promover novas formas de interação social, com foco na produção, divulgação e consumo de arte. A proposta é incentivar a divulgação dos diversos segmentos artísticos no ambiente virtual, e acontece nas redes sociais da funalfa no facebook e no instagram: @funalfacultura, @museuferroviariojf, @ccbm_jf, @BM.murilomendes, @casadeleituradelfina. A iniciativa também constitui estratégia para ocupação do tempo de forma saudável durante o período de quarentena.

  • Atendimento
  • A Prefeitura e UFJF orientam população sobre procedimento em casos suspeitos de coronavírus, disponibilizando canais gratuitos de atendimento virtual e por telefone. O “Disque-coronavírus” e o “Busco Saúde” funcionam através do telefone (32) 3512-0768 ou pelo site https://buscosaude.automaway.com.br. Através desses canais, é possível esclarecer dúvidas sobre a covid-19 e como proceder em caso de suspeita da doença.

    Os centros de Referência e Assistência Social (Cras) passaram a funcionar das 9 às 15 horas com atendimentos programados, como forma de garantir distância de segurança entre as pessoas, seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Decreto Municipal nº 13.893. O agendamento deve ser feito através do telefone 3690-7952. Já o Centro Especializado de Assistência Social (Creas) passa a atender em esquema de plantão. O agendamento deve ser feito através do telefone 3690-8275.

    A Farmácia Central, na Rua Espírito Santo, alterou o fluxo de atendimento ao público por conta das recomendações para conter o avanço da Covid-19. Dessa forma, uma equipe ficará na entrada da unidade, para triagem e organização dos usuários, reduzindo a entrada de pessoas por vez. A medida foi adotada para evitar aglomeração e circulação do coronavírus dentro da unidade, e, assim, preservar a saúde dos servidores e dos usuários.

  • Serviços essenciais
  • Alvarás de localização e funcionamento dos serviços essenciais passam a ser prorrogados por 90 dias automaticamente durante o período de pandemia. A decisão foi instituída pelo Decreto Municipal 13.929, que prevê novas providências para o enfrentamento da pandemia do coronavírus (covid-19). A relação dos estabelecimentos e seguimentos que contarão com a prorrogação automática de alvará consta neste link: (https://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=68022)

    A Settra adotou algumas mudanças no atendimento ao público durante o período de isolamento social, através da fixação de horários específicos e agendamentos. O Serviço de guincho passa a funcionar das 8 às 13 horas. Retirada de autorização de carga e descarga, mudanças e outros itens, das 9 às 12 horas, e das 14 às 17 horas. Serviços de transporte coletivo urbano, das 8 às 17 horas. Nesses três casos, haverá triagem na portaria do prédio da secretaria. Novas solicitações de credenciamento para idosos devem ser feitas das 8 às 13 horas, presencialmente, mas só em caso de extrema urgência, já que o ideal, neste momento, é ficar em casa. Serviços de táxi deverão ser agendados pelo telefone 3690-7766, e de transporte escolar pelo 3690-7566. O horário de atendimento da Junta Administrativa de Recursos de Infração de Trânsito (Jari), passa a ser de 8 às 14 horas, seja presencial ou por telefone.

    Agentes do Departamento de Fiscalização de Transportes e Trânsito (Dfittt) da Settra passaram a realizar escala especial de atendimento cumprindo determinação da Portaria 4.102, de 7 de abril de 2020, que dispõe sobre as ações de combate à covid-19. O Centro de Triagem dos Agentes de Trânsito passa a contar com 30 servidores por dia, fiscalizando o trânsito e o serviço de transporte coletivo urbano. Conatos podem ser feitos pelo telefone 3690-7400 ou pelo e-mail settrataende@pjf.mg.gov.br

  • Transporte público
  • Visando combater o avanço da covid-19, a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) passou a orientar os consórcios responsáveis pelo transporte coletivo urbano a higienizarem e esterilizarem os ônibus. As empresas foram orientadas a descontaminar todos os veículos com solução de dióxido de cloro pulverizada por 30 minutos, e depois enxaguada com água limpa. Atenção especial é dada às paredes, aos bancos e às lixeiras dos coletivos. Foram disponibilizados cartazes dentro dos coletivos, mostrando aos passageiros, motoristas e cobradores a importância da higienização das mãos e do volante, de não se abraçarem e a forma correta de tossir ou espirrar.

    O prazo de validade dos cartões de gratuidade do transporte urbano para pessoas com deficiência foi prorrogado automaticamente pela Settra por tempo indeterminado. Para isso, o beneficiário deve entrar em contato com a Associação Profissional das Empresas de Transportes de Passageiros (Astransp) pelo telefone 3228-9700 para agendar a revalidação.

  • Feiras e parques
  • Após o fechamento temporário do Parque Halfeld, a Tradicional Feira Semanal da Agricultura familiar passou a ser realizada na Rua Barão de São João Nepomuceno, Centro, das 8 às 12 horas. Durante o período de isolamento social na cidade, ficam suspensas as barracas de lanches, como pastéis, caldo de cana e churrasquinhos. Os feirantes foram orientados a utilizar luvas e máscaras de proteção, assim como a higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel frequentemente.

    A feira livre noturna, realizada todas as quarta-feiras na Praça Antônio Carlos, no Centro de Juiz de Fora, e a feira livre realizada aos domingos, na Avenida Brasil, foram suspensas, por tempo indeterminado, com o objetivo de evitar aglomeração e conter os avanços da Covid-19.

    Em virtude da pandemia mundial do coronavírus (Covid-19), o Parque da Lajinha ficou fechado por tempo indeterminado, visando a segurança dos visitantes e funcionários, e como forma de evitar a propagação da doença.

  • Serviços de saúde
  • Uma parceria entre as Secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Saúde (SS), colocou em funcionamento, em março, a Ronda SUS. Um reforço no patrulhamento preventivo em unidades da saúde feito com presença da Guarda Municipal. Com uma mesma equipe, num mesmo turno de serviço, a ronda amplia a sua cobertura em ação de segurança levada a serviços e servidores da saúde sobretudo neste período de pandemia. Durante o período de estado de emergência no município, além do Hospital de Pronto Socorro (HPS), que já recebe atendimento da equipe da guarda, outros 16 serviços passam a receber o apoio.

    O Hospital de Pronto Socorro “Doutor Mozart Teixeira” (HPS) suspendeu as visitas, por tempo indeterminado, como forma de conter o avanço do Coronavírus. O local conta com 135 leitos de internação e é referência em politrauma para o município e a região. Diariamente são disponibilizados dois boletins informativos para os familiares de pacientes que estiverem no Centro de Terapia Intensivo (CTI), a partir das 7h30 e às 19h30. Para informações, familiares podem ligar para o “Posso Ajudar”, no 3690-8358. O horário de atendimento é das 7 às 22 horas.

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