Acesso ao site VLibras
  |             |  
Ir para Conteúdo 1 Ir para Menu 2 Ir para Rodapé 3 Ir para Acessibilidade 4 Ir para Mapa Site 0
imagem de loader quanto carrega a página

Esclareça

Dúvidas frequentes

Como o Covid-19 é transmitido?

Pelo toque, aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas.

Quais são os sintomas do Covid-19?

Os sintomas mais comuns são febre, tosse, coriza, dificuldade de respirar e dor de garganta.

Qual o período de incubação do vírus?

O tempo médio de incubação do coronavírus, que é o intervalo entre a data de contato e o início dos sintomas, é de 14 dias.

Como utilizar as máscaras de forma segura?

As máscaras devem sempre ser trocadas quando ficarem úmidas. Caso seja descartável, coloque-a num saco plástico antes de jogar no lixo. Caso seja de tecido, ao chegar em casa, retire sua máscara pelo elástico - não encoste na parte da frente - e coloque-a de molho em solução de água sanitária com água por 30 minutos. Depois enxágue e lave com água e sabão. Deixe secar e passe com ferro. Guarde sua máscara em um saco plástico para que você possa reutilizá-la. Lembre-se! Faça cada uma destas etapas sempre com as mãos limpas.

Sobre objetos pessoais. Qual a conduta correta?

Não compartilhe objetos de uso pessoal como: escovas de dente, talheres, pratos, copos, toalhas ou roupas de cama. Em caso de suspeita de contágio, lave peças de vestuário, roupas de cama e banho da pessoa separadamente com água e sabão.

Em caso de necessidade de isolamento domiciliar com outras pessoas na residência. Como proceder?

Fique em ambiente bem ventilado. Não receba visitas. Circule o quanto menos por ambientes compartilhados, como cozinha e banheiro. Se for possível, use um banheiro em particular. Ao se deslocar para esses cômodos, use máscara e descarte-a. Depois, lave as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Quanto tempo o coronavírus sobrevive em superfícies?

Não se sabe ao certo quanto tempo o vírus que causa o Covid-19 sobrevive em superfícies. Uma série de estudos aponta que os coronavírus (incluindo informações preliminares sobre o vírus Covid-19) podem persistir nas superfícies por algumas horas ou até vários dias.

Por que não são apenas as pessoas de risco que precisam ficar isoladas?

Porque cada um tem seu papel na transmissão. Estudos mostram que cada pessoa infectada transmite para até outras três pessoas, aumentando de forma progressiva as contaminações.


uma imagem de x

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.