Acesso ao site VLibras

Funcionamento

Atendimento da PJF

Confira como fica o atendimento da PJF durante a vigência dos decretos n 13.893/2020 e n 13.894/2020.

Administração direta

  • SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E RECURSOS HUMANOS SARH
  • Subsecretaria de Pessoas (Recursos Humanos)
    Em todos os casos, os atendimentos aos servidores estão sendo feitos exclusivamente através de agendamento, conforme os detalhes abaixo:

    Departamento de Ambiência Organizacional (Damor/Casa do Servidor):
    Solicitações pelo e-mail requerimentosdamor@pjf.mg.gov.br. Veja os serviços aqui.
    Agendamentos pelo telefone 3690-7666, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

    Departamento de Assuntos Previdenciários:
    Solicitações pelo e-mail requerimentosdprev@pjf.mg.gov.br
    Agendamentos pelo telefone 2104-7134, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

    Departamento de Monitoramento Pessoal:
    Solicitações pelo e-mail requerimentosdmp@pjf.mg.gov.br
    Agendamentos pelo telefone 2104-7060, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

    Departamento de Planejamento e Administração do Quadro de Pessoas:
    Solicitações pelo e-mail requerimentosdpaq@pjf.mg.gov.br
    Agendamentos pelo telefone 2104-7060, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

    Departamento de Remuneração e Pagamento de Pessoas:
    Solicitações pelo e-mail requerimentosdrpp@pjf.mg.gov.br. Veja os serviços aqui.

    Agendamentos pelo telefone 2104-7060, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h.

  • SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO PÚBLICA SECOM
  • Espaço Cidadão
    O Espaço Cidadão está realizando atendimentos presenciais por agendamento. Esclarecimentos também podem ser feitos via WhatsApp.
    Horários: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
    WhatsApp - 2104-8531
    Telefones - 2104-8530 / 2104-8531 / 2104-8580
    As regionais sul, oeste, norte e nordeste estão fechadas por tempo indeterminado, e os atendimentos foram concentrados no Espaço Cidadão Centro.

  • CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO CGM
  • Atendimento somente pelo telefone 3690-8168 ou pela internet, no Site da Ouvidoria.

  • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, TURISMO E AGROPECUÁRIA SEDETA
  • Restaurante popular: funcionamento alterado, com entrega de marmitex para consumo fora das dependências do restaurante.
    Feiras de bairro: funcionamento normal - com exceção: feira Avenida Brasil e Feira Noturna, que estão suspensas.
    Feira da Agricultura Familiar: endereço alterado. Funcionará, temporariamente, na Rua Barão de São João Nepomuceno, todas as quintas-feiras, das 8h às 12h.
    Feiras é Daqui (Parque Halfeld e Mr Moore) suspensas.
    Mecanização e cadastramento agrícola: suspensos.
    Cadastramento Seu Emprego JF: Deve ser realizado através do Site Seu Emprego JF.
    Atendimento pelo e-mail: imprensa.sedeta@gmail.com

  • SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL SDS
  • Os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) não estão funcionando por tempo indeterminado.
    Os atendimentos do Site Seu Emprego JF. e do Programa Municipal de Atendimento a Adolescentes (Promad) foram suspensos por tempo indeterminado.
    DTR: As pessoas que necessitarem dos serviços relacionados ao Cadastro único (Cadúnico), Bolsa Família (BF) e Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros, devem ligar para 3690-7071. O período de atendimento é das 8 às 11 horas e das 13 às 16.
    População em situação de rua: Os serviços estão funcionando normalmente e cumprindo o Decreto n 13.893.
    A Abordagem Social pode ser acionada pelo telefone 3690-7770, segunda a sexta-feira, das 8h às 19h; aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h.
    Conselhos Municipais têm atividades suspensas por tempo indeterminado.
    Aulas do CPC estão suspensas por tempo indeterminado.
    O DDD está atendendo as demandas de defesa de direitos, incluindo Passe Livre, pelo telefone 3690 7215, de 9h30 às 14h30.

    Conselhos tutelares: sedes abertas para atendimento das 8h às 14h.
    CONSELHO TUTELAR I (REGIÃO CENTRO/NORTE)
    Av. Brasil, 9.501/ Sala 8 Rodoviária Miguel Mansur Bairro São Dimas
    Telefone: 3690-7398 (8 às 18h)/ Plantão: (32) 98429-4740 (18 às 8h)
    CONSELHO TUTELAR II (REGIÃO SUL/OESTE)
    Rua Halfeld, 450, 5 andar, Centro
    Telefone: 3690-7397 (8 às 18h)/ Plantão: 98431-4793 (18 às 8h)
    CONSELHO TUTELAR III (REGIÃO LESTE)
    Rua Vitorino Braga, 126 Bairro Vitorino Braga
    Telefone: 3690-7390 (8 às 18h)/ Plantão: 98463-0980 (18 às 8h)

    CRAS: todas as unidades funcionarão das 9 às 15 horas, com atendimentos programados. Os telefones para informações e pré-agendamentos são os seguintes:
    Cras Centro - 3690-7952
    Cras Leste Linhares - 3690-3657
    Cras Leste Vitorino Braga - 3690-8640
    Cras Nordeste Grama - 3690-8620
    Cras Norte Benfica - 3690-8677
    Cras Norte Barbosa Lage - 3690-7179
    Cras Norte Santa Cruz - 3690-7823
    Cras Oeste São Pedro - 3690-7404
    Cras Sudeste Costa Carvalho - 3690-7726
    Cras Sudeste Olavo Costa - 3690-7236
    Cras Sul Ipiranga - 3690-8538

    CREAS: Estão atendendo por agendamento de segunda a sexta, das 8 às 14 horas. Para informações e pré-agendamento, os telefones são os seguintes:
    Creas 1: 3690-8483
    Creas 2: 3690-8275
    Creas Norte: 3223-3491

  • SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SE
  • A Secretaria de Educação está com todas as escolas, creches e projetos parados. Os profissionais da pasta estão se revezando para realizar atendimento na sede.

    Esclarecimentos e atendimentos podem ser obtidos a distância, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17 horas, através dos seguintes contatos:
    Telefones: 3690-7341, 3690-7634 e 3690-8259
    E-mail: atendimento.sepjf@gmail.com
    Caso haja extrema necessidade de atendimento presencial, o mesmo pode ser agendado pelos canais supracitados.

  • SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER SEL
  • O expediente interno da pasta está mantido, mas todos os atendimentos serão realizados apenas por telefone.
    Horário da Secretaria de Esporte e Lazer: 8 às 14 horas.
    Núcleos, atividades e eventos esportivos estão suspensos neste período: sem atividades externas. Os departamentos estão com atendimentos e informações, exclusivamente, por telefone.

    Gabinete - telefone: 3690-7844 - Informações gerais, processos e fluxos administrativos.
    Unidade de Execução Instrumental (UNEI) - Telefone: 3690-7807 - Processos e fluxos administrativos
    Departamento de Organização, Promoção e Execução de Eventos de Esporte e Lazer - DOPEEL
    Telefone: 3690-7856 - Copas de futebol amador e futsal, eventos esportivos, campos das Comissões de Administração dos Espaços Municipais.
    Departamento de Iniciação, Formação e Regimento Esportivo - DIFRE
    telefone: 3690-7845 - Ranking de Corridas de Rua, estádio Municipal Radialista Mário Helênio, programa Bom de Bola, projeto Heróis do Futuro.
    Departamento do Lazer e Exercício Físico - DLEF
    telefone: 3690-7853 - Programa JF Esporte e Cidadania (núcleos de ginástica, pilates, natação, futsal, hidroginástica etc) e Programa JF Paralímpico (bocha paralímpica, atletismo, natação e outras atividades para pessoa com deficiência)
    telefone: 3690-7849 - Programa JF Lazer e Festival das Escolas Municipais de Dança Educação.

  • SECRETARIA DA FAZENDA SF
  • Atendimento somente por telefone - segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
    ITBI - telefone: 3690-7300
    IPTU - telefone: 3690-8422
    ISSQN Plantão Fiscal telefones: 3690-7563/ 3690-7083
    MEI (nota fiscal série A) e processos administrativos fiscais - telefone: 3690-7269
    Inscrições mobiliárias (incluindo alterações no cadastro) - telefone: 3690-7419
    Nota fiscal eletrônica - telefone: 3690-7417

    Emissão de Documento de Arrecadação Municipal (DAM)
    Segunda via do IPTU: pjf.mg.gov.br/iptu
    ISS: tributos4.pjf.mg.gov.br/issqn
    Pagamento de lançamentos retroativos: telefones: 3690-7272 ou pelo e-mail dri@pjf.mg.gov.br
    Dívida ativa e parcelamentos: telefone: 3690-7434 ou pelo e-mail dividaativa@pjf.mg.gov.br
    Prorrogação Certidões Negativas de Débito: De acordo com o Decreto Municipal 13.903, a validade das Certidões Negativas de Débito de Imóvel (CNDI), de Débito Ampla (CNDA) e Positivas com efeito de Negativas, que tenham vencido a partir do dia 17 de março, tem sua validade prorrogada até o dia 17 de junho.

  • SECRETARIA DE GOVERNO SG
  • Atendimento somente pelo telefone 3690-7731.

    CASA DA MULHER
    Atendimento exclusivo pelo telefone 3690-7292, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
    A partir de segunda, dia 08/06, atendimento presencial conforme abaixo:
    Atendimento jurídico e medidas protetivas: segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 12h
    Atendimento psicológico:segunda, quarta e sexta-feira, das 13h às 17h

    Orientações e atendimento por telefone de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
    Agendamentos para terças e quintas.

    * Mulheres devem ir de máscara.

  • SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E ORDENAMENTO URBANO SEMAUR
  • Parque da Lajinha: funcionamento de terça-feira a domingo, entre 8 e 12 horas.
    Número de visitantes: 100 pessoas, simultaneamente, incluindo crianças de qualquer idade.

    Protocolos de segurança no Parque:
    - Uso de máscara obrigatório durante toda a visitação;
    - Aferição de temperatura na entrada do parque, que deverá estar abaixo de 37,5º;
    - Não será permitido nenhum tipo de evento, mesmo os piqueniques, e nem ensaios fotográficos;
    - Proibida a aglomeração de pessoas; - Os parquinhos infantis e os aparelhos de ginástica estão fechados;
    - A utilização dos bebedouros será permitida somente com garrafas ou copos, sendo proibido o uso do jato diretamente na boca;
    - O estacionamento será limitado a 22 vagas no interno e a sete no externo, onde estão localizadas as áreas para pessoas com deficiência e idosos;
    - A fila para entrada deverá respeitar a distância mínima de dois metros entre as pessoas, seguindo as sinalizações de distanciamento no chão.

    Fiscalização: A fiscalização também continua o seu trabalho nas ruas, mas está sendo priorizada a fiscalização de cumprimento da legislação municipal referente ao combate da pandemia do coronavírus no Município. Denúncias para a fiscalização sobre a pandemia podem ser feitas pelo telefone 3690 7507, de segunda a sexta-feira, de 8h as 12 ou de 14h as 18h; ou pelo 153, atendimento 24 horas.

    Serviços: Os outros serviços devem ser protocolados via Espaço Cidadão.

  • SECRETARIA DE OBRAS SO
  • Não está atendendo presencialmente. O atendimento está sendo realizado pelo telefone 3690-7403, das 7h às 17h. As equipes estão priorizando os atendimentos emergenciais.

  • PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO PGM
  • Atendimento somente pelo telefone 3690-7251

  • SECRETARIA DE TRANSPORTE E TRÂNSITO SETTRA
  • O atendimento presencial ao cidadão para realização de registros está suspenso, passando a ser efetuado pelo telefone 3690-8218 ou pelo e-mail: settraatende@pjf.mg.gov.br.
    Serviços de táxi:O agendamento deverá ser efetuado pelo telefone 3690-7766.
    Serviço de transporte escolar: Passa a ser feito por meio de agendamento pelo telefone é 3690-7566.
    Recurso de multas, autorização para carga e descarga, credencial de idosos e pessoas com deficiência farão parte da triagem no prédio da Settra, localizado na Rua Maria Perpétua, 72, Ladeira.

    Administração indireta

  • COMPANHIA DE SANEAMENTO MUNICIPAL CESAMA
  • As solicitações de serviços devem ser feitas exclusivamente via whatsapp, telegram e e-mail. Confira os serviços e meios utilizados para solicitação:
    Whatsapp (99198-1136) - Serviços: Baixa da fatura; religação comercial e segunda via.
    Whatsapp e Telegram (98420-5442) ou e-mail deco@cesama.com.br - Desligamento a pedido; restabelecimento de ligação de água; solicitação de consumo final; alteração de nome (Cadastro de Pessoa Física - CPF e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ); alteração de nome (propriedade); alteração cadastral de número residencial.
    Whatsapp e Telegram (98420-5396) ou e-mail srr@cesama.com.br - Informativo de débito e proposta de parcelamento para religação; parcelamento de débito; pessarcimento para análise; nada consta; ressarcimento para análise; requerimento de Tarifa Social; certidão e Certidão Negativa.
    Whatsapp e Telegram (98420-5390) ou e-mail atendimento@cesama.com.br - Fornecimento de água – Caminhão-pipa (a cobrar); lançamento do consumo médio devido ao pico, para análise; refazimento do cálculo da conta, dependendo da análise; verificação de consumo para análise; descarte na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); restituição para análise; vistoria técnica de abastecimento; aferição.
    E-mail: atendimento@cesama.com.br - Atestado de viabilidade técnica; ligação de água e esgoto; ligação de água em desmembramento; ligação de esgoto; mudança de padrão.
    E-mail: 115@cesama.com.br - Baixa da fatura; segunda via.

  • DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE LIMPEZA URBANA DEMLURB
  • Canil Municipal: Está fechado para visitação pública. Os eventos de adoção também foram cancelados.
    Recolhimento de animais debilitados ou em situação de risco em vias públicas: continua normalmente pelo telefone 3690-3591.
    Coleta seletiva: suspensa.

    Ecopontos: Funcionamento normal. O ecoponto Leste (Rua Diva Garcia, n° 1.200, no bairro Linhares) e o ecoponto Oeste (em frente ao estacionamento do Estádio Municipal, no São Pedro) funcionam para recolhimento de construção civil, materiais recicláveis, móveis e eletrodomésticos. Segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas.
    O ecoponto Norte, para recolhimento de pneus, continua funcionando normalmente na Rua Bartolomeu dos Santos, s/n, bairro São Damião, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. 

    Alô Demlurb: Funcionamento normal. Para solicitações de capina, informações sobre coleta seletiva e domiciliar, recolhimentos de móveis e eletrodomésticos, limpeza de vias e tira dúvidas sobre os ecopontos. O telefone é 3690-3500. Horário de atendimento: 8 às 18 horas.

  • EMPRESA REGIONAL DE HABITAÇÃO EMCASA
  • Atendimento ao público reduzido e pré-agendado pelo telefone 3217-1400, das 8h às 13h.

  • EMPRESA MUNICIPAL DE PAVIMENTAÇÃO EMPAV
  • O atendimento está sendo realizado apenas pelo e-mail atendimento@empavjf.com.br.
    Os serviços de tapa-buracos, manutenção de praças e poda/corte de árvores estão sendo feitos, priorizando emergências e situações que apresentem maior risco.

  • FUNDAÇÃO CULTURAL ALFREDO FERREIRA LAGE FUNALFA
  • Plantão telefônico para atendimento aos servidores 3690-7041, das 8 às 15h.
    Atendimento ao público em geral pelos e-mails:
    suporte.funalfa@gmail.com - empréstimo de material;
    acesso.funalfa@gmail.com - dúvidas sobre a Praça CEU, Programa Gente em Primeiro Lugar e eventos em geral;
    dipac.funalfa@gmail.com - questões referentes a patrimônio;
    espaços.funalfa@gmail.com - questões referentes ao CCBM, Teatro Paschoal Carlos Magno, Museu Ferroviário, Casa de Leitura Delfina Fonseca Limas e Biblioteca Municipal Murilo Mendes;
    programamurilomendes@gmail.com - dúvidas referentes ao Programa Cultural Murilo Mendes;
    fomento.funalfa@gmail.com - dúvidas sobre leis de incentivo, patrocínios e editais em geral.

  • FUNDAÇÃO MUSEU MARIANO PROCÓPIO MAPRO
  • Solicitação de informações para pesquisas pelo e-mail maprocultural@pjf.mg.gov.br

  • AGÊNCIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR PROCON
  • Realiza atendimento online, através da plataforma consumidor.gov.br, e por telefone, através dos números: 3690.7610, 3690.7611 e pelo whatsapp (32) 98463-2687.
    As audiências de conciliação e os prazos processuais continuam suspensos por tempo indeterminados.

Juiz de Fora contra o Coronavírus | PJF
Portal informativo e educativo para auxiliar no combate ao Covid-19.